HISTÓRIA

Arquivo Público retoma braço editorial com revista; golpe de 1964 é tema da estreia

Lançamento também marca a inauguração da exposição '1964: Reflexões Históricas'; braço editorial também publicará sobre a Confederação do Equador

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 19/06/2024 às 13:58 | Atualizado em 19/06/2024 às 14:48
Notícia

O Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano está retomando o seu braço editorial com a publicação da "Revista do Arquivo", que foi criada em 1946, mas descontinuada diversas vezes ao decorrer do tempo. A edição de retomada, de número 48, leva o título "1964 - Reflexões Históricas Sobre o Golpe em Pernambuco e no Brasil".

O lançamento ocorre com um evento realizado nesta quinta-feira (20), às 9h, quando também será inaugurada a exposição "1964: Reflexões Históricas", que inclui exibição de documentários e apresentação de documentos da história recente de Pernambuco.

A programação envolve debates, apresentação e sorteio de publicações, visita guiada ao Arquivo e à exposição, exibição de filmes e apresentação de teatro, com cena do espetáculo premiado "Retratos de Chumbo", que fecha a atividade, às 12h00.

Autores

A publicação da "Revista do Arquivo" será semestral. A edição de retomada conta com textos de Andréa Bandeira, Arthur Lira, Germano Coelho, Helder Remigio, Marcos Dornelas, Mário Hélio, Pablo Porfírio, Renato Athias e Sidney Rocha, além da participação de escritos de Fernando Lyra (1938-2013) e Germano Coelho (1927-2020).

DIVULGAÇÃO
Capa da edição 48 da 'Revista do Arquivo', do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano - DIVULGAÇÃO

"A Revista faz parte de outras publicações que venho desenvolvendo, tendo como linha editorial a formação de professores e estudantes de História, com ênfase nos acervos do Arquivo Público de Pernambuco", diz Sidney Rocha, diretor do Arquivo Público.

Confederação do Equador

De acordo com o diretor, a próxima edição será focada na Confederação do Equador, que terá bicentenário comemorado neste ano. "Além disso, estamos organizando outras publicações relativas ao bicentenário, como por exemplo a reedição da poesia de Natividade Saldanha, além de um catálogo com fontes de nosso acervo sobre o tema da Confederação."

"O Arquivo Público é, por excelência, a casa do historiador, a casa das ciências sociais, a casa da arquivologia e, especialmente, a casa da educação. Nesta gestão, estamos retomando também um braço editorial que, por natureza, faz parte de uma das funções do Arquivo Público, que é a transmissão de conhecimento e saber, digamos, um saber de muitas experiências feitas", continua Sidney Rocha.

DIVULGAÇÃO
Sidney Rocha, escritor e diretor do Arquivo Público - DIVULGAÇÃO

"Estamos à disposição da comunidade acadêmica e da educação. Nosso material, tanto audiovisual quanto impresso e também em PDF, segue para as escolas públicas porque sabemos que é na escola pública que temos as melhores soluções para o Brasil."

Projeto 'Até Quarta'

No decorrer deste e do próximo mês, o Arquivo abre seu projeto Memória & Educação, chamado "Até Quarta" com entrevistas públicas com personalidades importantes para a democracia de Pernambuco e do Brasil: ex-presos e ex-presas políticas, vítimas da ditadura civil-militar de 1964. Os encontros ocorrem nas quartas-feiras, entre 9h e 11h45.

As entrevistas e debate ocorrerão sempre às quartas-feiras (26/06, 03/07/, 10/07 e 17/07), das 9h30 às 11h30, com espetáculo teatral, que finaliza a atividade e a exposição, ao meio-dia.

Entre as entidades envolvidas nessa ação formativa e de educação, de importância para os direitos humanos, estão o próprio Arquivo Público, a Secretaria de Educação do Estado, a Unicap, o Memorial da Democracia de Pernambuco, o Ministério Público.

SERVIÇO
Lançamento da revista do Arquivo Público do Estado
Onde: Sede do Arquivo Público de Pernambuco (Rua do Imperador Pedro II, 371, Santo Antônio)
Quando: nesta quinta-feira (20), das 9h.

Tags

Autor