Pedaço de Mim: Juliana Paes e elenco falam sobre a série com cara de novela da Netflix
Elenco comenta as novidades que a série de melodrama "Pedaço de Mim" traz para o público e a importância de debater o abuso sexual na obra.
Quantos segredos cabem em uma mãe?
"Pedaço de Mim", nova série nacional da Netflix, parte dessa pergunta para contar a história de Liana (Juliana Paes), que vive um enorme dilema relacionado à sua gravidez.
Escrita por Angela Chaves, autora da novela "Éramos Seis" (2019), a produção estreou no último dia 5 de julho e possui elementos típicos de novela, mas com curta duração.
Antes mesmo da estreia, já chegou a viralizar nas redes sociais por conta do teaser que revelava o curioso conflito principal.
A convite da Netflix, entrevistamos os atores Juliana Paes, João Vitti e Felipe Abib, que estrelam a trama, sobre o que esperar da série e o que ela representa, e mais!
Os pedaços de uma mulher
Liana, protagonista de "Pedaço de Mim", sonhava em ser mãe ao lado do marido Tomás (Vladimir Brichta). Porém, quando a gravidez finalmente acontece, devido às circunstâncias, a angústia e o conflito tomar o lugar da alegria.
Isso pois Liana passa por uma superfecundação heteroparental, raríssimo caso médico em que há presença de dois fetos de dois pais distintos no útero.
Tomás é o pai de um deles, enquanto o outro foi gerado por um estupro cometido por Oscar (Felipe Abib) em um breve período de separação entre o casal principal da série.
É por meio desse conflito forte e surpreendente que a série explora temas como o abuso sexual e a relação com a maternidade.
"No caso da Liana, o grande desafio e a grande loucura para ela é acabar tendo um filho que é fruto de tudo que você sonhou e o outro filho que é fruto de uma grande violência, do maior trauma da sua vida. É possível amar dois filhos, igualmente, assim, durante todo o processo?", aponta Juliana Paes.
"Eu não tinha resposta para essa pergunta. Não fiz a Liana já [pensando] que ela ama esses dois. Com toda a certeza não. Eu deixei as emoções correrem nas cenas assim."
A exploração de temas relacionados à experiência feminina também se estende para além da protagonista, por meio de Silvia, cunhada de Liana, interpretada por Palomma Duarte.
Médica, Silvia nasceu em uma família conservadora e teve que lidar com a vida de mãe solo, que se tornou ainda mais complexa devido à doença degenerativa de seu filho, Inácio (Bento Veiga).
"Silvia passa a viver para esse filho de forma excessiva em alguns momentos. E, como a doença não tem cura, como se encaixar com um filho que você sabe que pode ficar cego a qualquer momento?", revela Palomma em material de divulgação da série.
"O que eu acho bonito na jornada dela é justamente essa ruptura, o caminho que ela percorreu por conta da gravidez, que a levou a questionar esses valores, a sair da forma pré-estabelecida que a sua família vivia."
A realidade na ficção
A experiência de mulheres que sofreram assédio e abuso sexual vem sendo cada vez mais discutida na ficção, e já foi abordada esse ano por produções como "Justiça", do Globoplay.
Juliana Paes destaca que "Pedaço de Mim" também busca mostrar ao público como uma vítima de estupro pode levar algum tempo para assimilar que sofreu uma violência, especialmente quando o agressor é alguém já conhecido.
"Leva-se um tempo para passar por todos os processos. Há um processo de culpabilização, você acha que você teve alguma responsabilidade. Depois você leva um tempo às vezes para recobrar a memória, leva um tempo para entender que você sinalizou que não queria."
Segundo a atriz, houve um cuidado extra da produção para que esses vários processos sejam mostrados na história. O objetivo era que os espectadores entendessem essa situação, e a gravação da cena de estupro com diversas nuances foi uma das formas de buscar esse resultado.
"[Fizemos isso] para que isso ficasse tão repleto que desse ao público esse entendimento de que esse processo [de entender que ocorreu o abuso] não é preto no branco, ele é complexo."
A protagonista da produção aponta que a discussão levantada pela série tem diretamente a ver com debates atuais sobre direitos reprodutivos e aborto, ajudando o público a entender a perspectiva de vítimas de estupro.
"No final das contas a gente esbarra nessa sociedade que tem o machismo estrutural como um pilar, com essa coisa de culpabilizar a vítima o tempo inteiro."
"Quando você tá discutindo algo que tá meio distante de você, se você tem um personagem que te faz se colocar no lugar daquelas pessoas, te faz sentir, angustiar, talvez você discuta isso de uma outra maneira."
Felipe Abib interpreta Oscar, que estupra Liana na série, e também falou um pouco sobre o perfil do personagem, que se diferencia de outros abusadores da ficção por ser alguém já conhecido da vítima.
"Eu quero trazer ele mais para um cara próximo, um cara que pode ser tanto legal muito legal como o cara que pode ser muito perigoso e muito violento."
"É um pouco de trazer para essa história um cara comum, bem próximo. Podia ser seu melhor amigo, pode ser o seu irmão, mas esse irmão nunca foi revelado para você como tal pessoa, como um cara que poderia cometer esse tipo de ato."
"Uma ficção é para isso, para você mostrar todos os lados e perceber que cada ação que você comete afeta e prejudica o psicológico de uma mulher", completa o ator.
É série ou é novela?
Em meio à divulgação de "Pedaço de Mim", houve algumas discussões por parte do público e da imprensa sobre como intitular a produção, que está sendo divulgada como "melodrama".
A obra possui curta duração (18 episódios) e será lançada já totalmente gravada, características típicas de séries e minisséries. Porém, possui dramas típicos de novelas e um elenco com carreira consolidada nos folhetins da TV aberta.
João Vitti, conhecido por novelas como "Despedida de Solteiro", interpreta Vicente, médico que dá a Liana a notícia de sua gravidez atípica. Para ele, "Pedaço de Mim" une boas características de ambos os formatos.
"A novela é cheia de elipses. Você tem um capítulo, todos os personagens vão passando de um núcleo para outro falando daquele mesmo assunto, aí no dia seguinte, muda o assunto, e às vezes gera barriga [termo usado para descrever uma fase da novela onde nada ou quase nada acontece]."
"'Pedaço de mim' pega o filé mignon da novela, essa pegada que é da cultura do brasileiro, é o DNA do Brasil a novela, e traz ela de uma forma concisa, sintética sem esses essas gorduras."
João destaca também a qualidade dos cenários, da fotografia e das locações como um diferencial da produção da Netflix.
"A narrativa é toda feita com esse cuidado, com esse tempo que uma obra de cinema te dá. Então em vez de gravar 40 cenas no estúdio, eu gravava quatro, cinco cenas num dia todo. Então, vamos dizer, pegou o o melhor dos dois mundos: o essencial da dramaturgia da novela somado à carpintaria da série."
Independente da classificação dada ao projeto, o certo é que a expetativa pela trama na internet é alta. Tanto por "seriadores" quanto por "noveleiros".