Morre Gilberto Sobral, superintendente do Iphan, aos 57 anos
Sobral faleceu na manhã desta quinta-feira (19) e estava internado em um hospital particular do Recife desde o último sábado (14)
Morreu, na manhã desta quinta-feira (19), o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Gilberto Sobral, aos 57 anos. Ele estava internado em um hospital particular no Recife, desde o último sábado (14), para um atendimento de urgência.
A causa da morte não foi divulgada. As informações sobre o velório e enterro ainda vão ser divulgadas pela família.
Giba, como era conhecido, foi secretário titular e executivo de Patrimônio e Cultura de Olinda em 2017, 2018 e 2022, onde coordenou a execução de dois carnavais.
Em sua gestão, foi responsável pela reabertura do Clube Atlântico de Olinda, a entrega do Teatro do Bonsucesso e restauração da Casa 28. Além de ter dado início às obras de restauro das Bicas de Olinda e da Igreja do Bonfim.
Em outubro deste ano, Gilberto Sobral assinou a ordem de serviço para a restauração do Mosteiro de São Bento, de Olinda, junto com a governadora Raquel Lyra.
Trajetória
A vida pública do Superintendente começou nos anos 1980, como Chefe de Gabinete da Prefeitura de Olinda (1989), onde também foi Assessor Especial (1990); Diretor de Cultura (2001-2002) e Turismo (2003); e Secretário Municipal (2017-2018).
Por oito anos, apresentou o programa Papo de Boteco, que abordava a cultura de forma didática, exibido na TV Nova, afiliada da TV Cultura, onde, por 2 anos, também fui Diretor de Programação.
Também foi Assessor Técnico de Comissão da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (2003-2004); e Assistente parlamentar no Congresso Nacional (2004-2005).
Em administrações municipais, também foi Secretário de Administração, Governo e Planejamento de Sairé (2005-2006); Secretário de Comunicação de Camaragibe (2006-2008); e Assessor da Prefeitura do Recife (2020-2021).
Olinda decreta luto
O prefeito Professor Lupércio emitiu uma nota e lamentou a morte precoce de Gilberto.
"É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do amigo Gilberto Sobral. Giba teve grande destaque na cultura pernambucana e, atualmente, era o superintendente do Iphan no Estado. Além disso, passou pela Secretaria de Patrimônio e Cultura da cidade na atual gestão, nos anos 2017 e 2018", disse.
"Que Deus conforte toda a família e os amigos neste momento tão difícil. Estamos decretando luto oficial por três dias", completou.
Secretaria de Cultura do Recife lamentou o falecimento
"A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam o falecimento precoce do colega de tantos e tão bons combates Gilberto Sobral, homem público de larga experiência, que dedicou a vida inteira à cultura e à construção coletiva e democrática de políticas culturais", diz a nota
"Giba exerceu vários cargos em diversas instituições e instâncias do poder público ao longo de sua trajetória. Chegou a compor a equipe da Secretaria de Cultura do Recife na atual gestão, tendo dado grande contribuição na reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, instância fundamental de prospecção, formulação e pactuação dos novos caminhos culturais que o Recife haverá de seguir abrindo, mirando-se sempre no legado de dedicação e disposição para o diálogo que profissionais como ele inspiram", ressaltaram.