POESIA

Documentário pernambucano é selecionado para festival na Rússia

'Pedro Tenório de Lima e a Enxada de um Poeta Iletrado' é o segundo filme de Jefferson Sousa a ganhar as telas internacionais

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 27/04/2021 às 22:25 | Atualizado em 28/04/2021 às 18:19
Notícia
X

Pedro Tenório de Lima e a Enxada de um Poeta Iletrado, segundo filme do jornalista e documentarista pernambucano Jefferson Sousa, foi selecionado para o festival internacional de cinema russo To Save and Preserve, que acontece entre 30 de maio e 4 de junho, em Khanty- Mansiysk, capital do distrito autônomo de Khantia-Mansia.

Com apoio do Edital Criação, Fruição e Difusão LAB PE (Faixa 1), da Lei Aldir Blanc Pernambuco, o doc também entrará no catálogo da Amazon Prime Video, com previsão de estreia para 1º de agosto no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Japão. Para o Brasil, estará disponível a partir de julho em youtube.com/JeffersonSousa.

Leia também: Dia Mundial do Contador de Histórias: conheça pessoas que fazem do partilhamento de narrativas um ofício

"Quando uma pandemia atinge o mundo, o melhor lugar para se estar é fora do mundo. É fora deste mundo onde habita a mente de Pedro Tenório de Lima, um poeta agricultor de 76 anos, que fisicamente nunca saiu de onde nasceu, a zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú de Pernambuco. Pensando como o poeta, o intuito do filme foi provocar uma imersão do espectador em um universo da caatinga alheio ao tempo e espaço, transitando pelas memórias que dão formas aos versos de Pedro Tenório", detalha Jefferson ao JC.

SUCESSOR DE BASTIÃO

O filme segue os passos da primeira e bem sucedida produção audiovisual oficial de Jefferson Sousa. Em 2019, o itapetinense de 27 anos circulou o mundo em festivais cinematográficos com Leonardo Bastião, o Poeta Analfabeto. A produção conta a história de Leonardo Bastião, um poeta que, assim como Pedro Tenório, vive na zona rural de Itapetim - município da microrregião do Sertão do Pajeú - e, mesmo sem saber ler ou escrever, construiu importante obra pautada em suas poesias metrificadas de improviso e em sua íntima relação com o meio ambiente local de um universo cultural plural e avassalador.

Leia também: Documentário leva voz de poeta analfabeto do Pajeú ao mundo

O realizador explica que seu novo trabalho é uma continuação do anterior não só por ter com aquele semelhanças temáticas, ou geográficas, mas por inserir o espectador - já previamente ambientado ao solo da poesia pajeuzeira -, a um novo autor, sem se valer, portanto, de nova introdução didática. É como um passo mais profundo em relação ao conhecimento sobre tal cultura.

"Leonardo Bastião (...) tem certa leveza e uma pegada acadêmica, principalmente por trazer professores para explicar as questões técnicas das estruturas dos versos e de como a poesia chegou ao Sertão do Pajeú de Pernambuco. Já o atual, por poder ser entendido como uma sequência, não apresenta ninguém que não seja Pedro ou pessoas do seu cotidiano, sem informações extras aos seus pensamentos".

Leia também: Documentário pernambucano ganha espaço no Amazon Prime Video

"Estou feliz de finalizar mais um documentário sobre um poeta da minha cidade natal que ainda não tinha sua obra registrada. Cada uma [obra] traz consigo um carinho especial para mim e gosto de saber que estou compartilhando tal sentimento da maneira correta. No último dia 11 de abril, antes de enviar o filme finalizado para o festival russo e para a Amazon Prime Video, realizei uma exibição exclusiva do filme para Pedro Tenório e sua família, e só depois da aprovação deles que entendi que aquele meu trabalho estava finalizado", conclui Jefferson Sousa.

Leonardo Bastião, o Poeta Analfabeto também figura no menu internacional da Amazon e pode ser visto na íntegra pelos brasileiros no canal de Jefferson Sousa no YouTube, onde o documentarista também tem compartilhado vídeos com cenas extras do filme.

Tags

Autor