STREAMING

Série do Globoplay investiga crime de Celso Daniel, assassinado há 20 anos em SP

"O Caso Celso Daniel" descortina crime que sobrevive na história política do País

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 14/01/2022 às 0:00 | Atualizado em 14/01/2022 às 11:03
ARQUIVO
CELSO DANIEL Há 20 anos, crime contra político foi pouco compreendido - FOTO: ARQUIVO
Leitura:

Há 20 anos, o assassinato de Celso Daniel, então prefeito de Santo André (SP) pelo Partido dos Trabalhadores, entrava na crônica policial como um dos crimes mais explorados na história recente brasileira. Apesar disso, houve pouca compreensão e resolução dos fatos. É com o intuito de jogar luz sobre o crime que o Globoplay estreia, no dia 27 de janeiro, a série documental O Caso Celso Daniel. A produção, dirigida por Marcos Jorge, terá oito episódios.

Duas décadas depois, a série vai em busca de 30 depoimentos importantes, incluindo de Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Gilberto Carvalho, Mara Gabrilli, Eduardo Suplicy e Miriam Belchior, que foi casada com Celso Daniel, além de delegados, promotores, familiares e jornalistas que cobriram o crime. As entrevistas ajudarão a elucidar uma investigação que passou por dois inquéritos policiais, uma força-tarefa do Ministério Público, uma CPI, um julgamento, uma anulação de processo e sete condenações.

"Quem sequestrou Celso Daniel? Por que ele foi morto? O documentário guia o espectador pelo emaranhado de informações conflitantes e pela guerra de versões que sempre envolveu o caso. Traremos luz aos fatos de um crime que sobrevive 20 anos na história política do país, com ricos depoimentos que convidam para uma imersão de dor e esclarecimento do trabalho realizado pelas autoridades, valorizando a informação acima das opiniões", afirma Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, responsável pela produção.

Segundo Marcos Jorge, o documentário passou por um processo de anos de pesquisa e tratamentos de informações sobre o crime. "Trata-se de um caso extremamente intrincado e complexo, além de muito delicado. Nosso maior desafio foi organizar a história ao longo do tempo e contá-la com a voz de quem a viveu na pele, de maneira clara, interessante e completa", afirma Marcos Jorge, diretor da série documental.

EPISÓDIOS

A partir de 27 de janeiro, o Globoplay disponibilizará dois episódios a cada semana, até o dia 17 de fevereiro. A série documental chega em um momento oportuno de investimentos da plataforma, como foi com o "Caso Evandro".

Comentários

Últimas notícias