Por Agência Estado
Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) sofrerão um acidente em "Mar do Sertão". Na novela das 18h da Globo, o filho do coronel Tertúlio (José de Abreu) sairá ileso, mas o vaqueiro será dado como morto para desespero de Candoca (Isadora Cruz). Após enterrar o suposto corpo do noivo, a mocinha descobrirá que está grávida.
Apaixonado, Tertulinho fará uma proposta a Candoca para ficarem juntos, só que a personagem afirmará que será apenas sua amiga. Enquanto isso, Adamastor (Everaldo Pontes) estará cuidando de Zé Paulino, que lutará por sua vida. O protagonista reunirá todas as forças, a fim de dizer seu nome e o da amada ao homem. Depois de levar o vaqueiro até um posto médico, ele procurará pela noiva do rapaz.
Em vez da mocinha, Adamastor revelará à mãe dela, Dodôca (Cyria Coentro), que Zé Paulino não morreu. Em seguida, Tertulinho encontrará o homem e também descobrirá que o rival está vivo. No entanto, quando a mulher estiver se preparando para contar o que realmente aconteceu com o mocinho, ela sentirá uma pontada e cairá desacordada.
Candoca se desesperará ao ficar sabendo que a mãe morreu após passar mal. Já Tertulinho perceberá que Dodôca faleceu antes de contar à filha a verdade sobre Zé Paulino e decidirá guardar segredo. Empenhado em conquistar a amada, o vilão até comprará uma casa para presenteá-la. A professora agradecerá o gesto do pretendente, que lhe pedirá novamente em casamento.
Tertulinho se aproveitará do momento de fragilidade da mocinha para obter uma resposta positiva. Afinal, Lorena (Mariana Sena) acabou contando ao herdeiro de Deodora (Debora Bloch) sobre a gravidez da amiga. Ele só temerá que seus planos possam ir por água abaixo quando o inimigo tiver uma melhora em seu estado de saúde.
"Tudo que o Tertulinho faz de bom é pela Candoca. Todos os erros dele e todas as transformações pelas quais ele vai passar são por ela", afirma Renato Góes.