Celina Leão (PP), governadora em exercício do Distrito Federal (DF), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendesse o processo de intervenção no DF.
O pedido foi encaminhado na última quarta-feira (1º) e solicita que a petição inicial de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada pelo PV (Partido Verde) no dia da invasão à Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, seja extinta.
Segundo o Metrópoles, o pedido foi divulgado pelo site oficial do governo solicitando a suspensão do processo de impeachment do governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB), mas logo foi atualizado com a informação sobre a intervenção.
No documento, menciona que a petição inicial não traz evidências de que houve omissão por parte de Ibaneis durante os atos antidemocráticos:
“Simplesmente mencionar, de forma absolutamente genérica, a suposta existência de omissão por parte do Governo do Distrito Federal, não é fundamento suficiente, em si, para nenhum dos pedidos deduzidos”, diz trecho do documento encaminhado ao STF.
Relembre o caso
No fim da tarde do dia 8 de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal em Brasília em decorrência dos atos terroristas que tomaram conta da Praça dos Três Poderes.
Os terroristas invadiram os prédios do Congresso Federal, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto e quebraram tudo o que viram pela frente.
CONFIRA O DOCUMENTO QUE DETERMINA INTERVENÇÃO FEDERAL