Marília Arraes diz que Raquel Lyra copiou a Lei dos Absorventes e não lhe deu crédito: "Control C, Control V"
Ex-deputada federal foi autora de projeto semelhante, a nível nacional, aprovado em 2022

Marília Arraes (Solidariedade) foi às redes sociais reclamar que a governadora Raquel Lyra (PSDB) copiou a ideia da Lei dos Absorventes, sancionada pela tucana na última segunda-feira (17), de um projeto de sua autoria, apresentado na Câmara dos Deputados e sancionado em 2022.
A ex-deputada federal usava a pauta como proposta de campanha em 2022, quando disputou o governo de Pernambuco, e reclama que a governadora teria omitido a autoria da lei nesta semana, durante a divulgação da sanção a nível estadual.
Em vídeo publicado na noite de ontem, Marília mostra comentários deixados por apoiadores na publicação de Raquel, afirmando que a Lei dos Absorventes teria sido originalmente criada por ela.
A peça também traz manchetes de jornais locais e nacionais da época da aprovação da lei no Congresso Nacional. Ao final, o vídeo diz que Raquel Lyra copiou a ideia de Marília: "Control C, Control V, Raquel Copia Lei de Marília", exibe o arquivo.
Marília afirmou que "quando a ideia é boa, todo mundo quer copiar".
"Na política, se [a ideia] beneficia a população, eu acho que a gente tem mais é que torcer pra que a ideia se espalhe e seja abraçada por mais e mais gente. Mas é muito feio copiar, e até fazer um teatrinho pra lançar uma lei que já existe em nível federal, sem dar o devido crédito a quem criou, lutou pela aprovação e garantiu uma conquista", escreveu a ex-parlamentar.
"E olha que no caso da Lei da Dignidade Menstrual, enfrentei e venci toda a resistência de Bolsonaro, cujos apoiadores hoje estão do lado de Raquel, pra aprovar a lei no Congresso. Esconder isso é pura desonestidade intelectual", acrescentou.
"Quem está mostrando o “control C, control V” sabe. Na próxima, Raquel, quando for copiar uma ideia, não tenha pudor em dar o crédito. Até porque tenho muito mais (e melhores) ideias pra Pernambuco. Isso fica cada vez mais claro", finalizou.
Gleide Ângelo também não foi citada
Ontem, o blog de Jamildo também mostrou que a sanção da Lei dos Absorventes foi motivo de burburinho entre parlamentares pelo fato de o nome da deputada Gleide Ângelo não ser citado no vídeo de divulgação feito por Raquel Lyra, mesmo estando incluído na autoria do projeto de lei no Diário Oficial.
A deputada Gleide Ângelo é filiada ao PSB, de oposição a Raquel.
Parlamentares, sob reserva de fonte por enquanto, ficaram em dúvida, se a divulgação oficial sem mencionar a autoria de Gleide Angelo, foi uma medida para escantear a oposição. Alguns desses parlamentares querem cobrar uma retratação da governadora.