O prefeito de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Mário Esteves, foi expulso do partido Solidariedade. A decisão partidária foi tomada em resposta às declarações feitas por ele na última quinta-feira, 14 de setembro, quando sugeriu a castração de mulheres da cidade, como forma de controlar a taxa de natalidade.
Durante o evento de inauguração de uma estrada, o prefeito disse, que a cidade tem problemas por causa de creches, em razão da grande quantidade de crianças.
“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população, é muito filho, cara. É no máximo dois”, disse o prefeito.
Nesse domingo (17), a direção estadual do partido anunciou a desfiliação do prefeito e justificou essa decisão com base no comportamento misógino demonstrado por Mário Esteves.
Em uma nota oficial, o Solidariedade enfatizou que a expulsão foi unânime, uma vez que o prefeito exibiu um profundo desrespeito em relação às mulheres.
O partido Solidariedade ressaltou seu compromisso de não tolerância a discursos e ações que promovessem qualquer tipo de discriminação.
Nota
“A Direção Estadual do partido Solidariedade Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, expulsar o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, por sua fala misógina, demostrando total desrespeito às mulheres. O Solidariedade não tolera discursos, ações e demonstrações de qualquer tipo de preconceito”.