gafe | Notícia

Gafe de Lula após plantar oliveira na Embaixada da Palestina viraliza em base de oposição

Após plantar uma oliveira na Embaixada da Palestina, Lula viraliza entre grupos de oposição por errar fruto e perguntar quando a planta daria uva

Por Cynara Maíra Publicado em 17/02/2024 às 12:32 | Atualizado em 20/02/2024 às 6:44

Em viagem pelo continente africano, o presidente Lula (PT) viralizou na bolha bolsonarista com um vídeo da semana passada em que planta uma oliveira na Embaixada da Palestina, em Brasília. Apesar de ter ocorrido na sexta-feira de carnaval (09), o caso se espalhou pelas redes sociais ontem (16). 

No vídeo, publicado pelo próprio presidente Lula, Luiz Inácio questiona para o embaixador palestino quando nasceria uvas da oliveira, a planta, no entanto, gera azeitonas. 

AO PLANTAR OLIVEIRA NA EMBAIXADA PALESTINA, LULA ERRA FRUTO E QUESTIONA QUANDO DARIA UVA

Em um gesto vinculado com o conflito entre Israel e Palestina, que pode escalar ainda mais nos próximos dias, o presidente Lula foi até a Embaixada da Palestina em Brasília e plantou uma oliveira.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Durante o ato de plantar a oliveira, o embaixador palestino Ibrahim Alzeben afirmou que o ato de Lula seria um simbolismo de que o presidente estaria "plantando esperança para o povo palestino". 

 

Depois de terminar o plantio, Lula perguntou para Alzeben quanto demoraria para oliveira dar uma uva, corrigindo-se logo depois para "azeitona". Enquanto falava que voltaria para ver os frutos da planta, Lula questiona "quanto tempo demora para dar uma uva... azeitona?".  Veja o vídeo da gafe do presidente: 

Apesar da gafe, o embaixador da Palestina respondeu que a oliveira demoraria oito anos para dar frutos. Apenas uma semana depois que perfis de oposição a Lula passaram a ridicularizar o presidente pelo erro. 

O plantio da oliveira tem vínculo com seu símbolo para as três grandes religiões monoteístas do mundo. Para o islamismo, a planta seria a "árvore-da-vida", enquanto cristãos consideram-na um símbolo de esperança e reconciliação. O judaísmo também associa a árvore ao Monte das Oliveiras, um local sagrado para religião, frequentado pelos profetas. 

Em suas redes, o presidente falou que o plantio da oliveira foi "em nome da paz e da esperança para o povo palestino". Desde a elevação do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, Lula critica a intensidade dos ataques de Israel à população da Faixa de Gaza. 

Lula condena uso de 'força indiscriminada e desproporcional' contra civis em Gaza

Compartilhe