João Campos pode ser reeleito no primeiro turno, aponta Lavareda, com base em pesquisas
Em entrevista à CNN Brasil, Antônio Lavareda explicou por que prefeitos têm mais chances de se reeleger do que opositores fora do cargo

Em entrevista à CNN Brasil na última quarta-feira (6), o cientista político Antônio Lavareda analisou o cenário de reeleição dos prefeitos brasileiros nas Eleições 2024. Dando luz ao pleito do Recife, ele afirmou que João Campos (PSB) pode ser reeleito em primeiro turno, levando em consideração as mais recentes pesquisas.
Para embasar a conversa, a CNN Brasil exibiu o que chama de "Índice CNN", que gera uma média dos resultados das últimas pesquisas eleitorais. Neste índice, o prefeito João Campos aparece com 65% das intenções de voto para se reeleger na capital pernambucana.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Na sequência dos resultados, aparecem o ex-prefeito João Paulo (PT), com 13%, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), com 6%, o ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado (PL), com 4%, e a deputada estadual Dani Portela (PSOL), com 2%.
"Em geral, o prefeito [em mandato] vai para o segundo turno liderando ou ganhando [a eleição] em primeiro turno, como parece ser o caso de Salvador e Recife", disse Lavareda, se referindo a João Campos e a Bruno Reis (União Brasil), chefe do Executivo da capital baiana.
"O incumbente ou ganha no primeiro turno ou vai para o segundo. É muito difícil, nos casos de segundo turno, o prefeito não estar entre os dois principais candidatos", apontou ele, acrescentando que a campanha ainda não começou: "ainda tem muita água para correr nesse rio".
LEIA TAMBÉM: O que está por trás do desempenho de João Campos nas pesquisas? Especialistas explicam
Ele aponta que altos índices de intenção de voto nos prefeitos que são candidatos à reeleição estão naturalmente associados às suas respectivas taxas de aprovação.
"Pesquisa recente, divulgada ontem, apontava o prefeito João Campos com 80% de aprovação do recifense", declarou Lavareda.
Taxa de sucesso em reeleição no Brasil
O analista político afirmou que a taxa de reeleição dos prefeitos no Brasil em 2020 foi de 63%, ficando atrás apenas de 2008, quando esse número foi de 67%.
"2008 foi chamado de 'ano celestial de reeleição de prefeitos'. Foram 67% reeleitos e, entre as capitais, foram 95%", disse Lavareda, apontando que postulantes que disputam uma eleição dentro do cargo leva uma grande vantagem.
"Ele não só tem a maquina na mão, como a comunicação da prefeitura, a capacidade de ditar agenda, como iniciativas de politicas públicas. E os opositores só podem fazer o quê? Oposição. O que os deixa em desvantagem", opinou.
Nas eleições de outubro de 2024, 20 dos 26 prefeitos das capitais brasileiras poderão disputar a reeleição.