No próximo dia 8 de abril, uma segunda-feira, o Sol será totalmente ocultado pela Lua, transformando o dia em noite por cerca de quatro minutos.
Este espetáculo celeste estará reservado para o México, os Estados Unidos e o Canadá, onde 31,5 milhões de pessoas vivem ao longo do trajeto do eclipse solar total.
No entanto, para o resto do planeta, incluindo o Brasil, o evento não será visível em sua totalidade.
Apesar disso, pessoas de todo o mundo terão a oportunidade de acompanhar esse fenômeno astronômico raro por meio da transmissão ao vivo oficial da NASA pelo YouTube.
O eclipse solar total terá início às 16h (horário de Brasília) na costa mexicana e se encerrará na costa leste do Canadá, por volta das 17h.
O link de transmissão da NASA já está disponível no YouTube, com programação das 14h às 17h (horário de Brasília).
Durante a transmissão, astrônomos serão entrevistados e diversas visões do eclipse de diferentes locais ao longo de seu percurso serão compartilhadas.
QUANDO TERÁ ECLIPSE NO BRASIL?
O próximo eclipse solar visível no Brasil está marcado para 2 de outubro de 2024, de acordo com o calendário divulgado pela NASA. Nessa ocasião, o Sol será parcialmente obscurecido pela Lua por até cinco minutos.
O fenômeno será visível em pontos específicos do país, como na Região Sul, Sudeste (exceto no norte de Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões do Brasil, o eclipse de outubro será pouco visível ou totalmente ausente.