Eclipse Solar 2024: em quais cidades o próximo eclipse solar será visto?
O fenômeno está previsto para acontecer no dia 8 de abril; saiba onde assistir
Um fenômeno raro está prestes a ser visualizado neste mês de abril. No próximo dia 8, um eclipse solar total está previsto para acontecer.
Este será o único evento, em todo o século XXI, em que a totalidade poderá ser observada nestes três países simultaneamente - Canadá, Estados Unidos e México.
De acordo com a NASA, a agência espacial dos EUA, o fenômeno será visível em cidades do Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire, Maine e pequenas partes do Tennessee e Michigan assistirão o eclipse solar total.
Os melhores locais para a aparição são:
- Mazatlán, México
- Torreón, México
- Kerrville, Texas
- Russellville, Arkansas
- Cape Girardeau, Missouri
- Carbondale, Illinois
- Bloomington, Indiana
- Cleveland, Ohio
- Erie, Pensilvânia
- Buffalo, Nova York
- Região do Niágara, Ontário
- Burlington, Vermont
- Houlton, Maine
No entanto, apesar da alta procura dos brasileiros, o próximo eclipse solar não será avistado do Brasil. Entretanto, o evento será transmitido aos interessados através do YouTube. Confira mais a seguir.
ECLIPSE SOLAR
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz da estrela em uma estreita faixa na superfície terrestre.
Devido à orbita elíptica da Lua, nem sempre o Sol será totalmente coberto pela Lua.
Ao todo, há quatro tipos de eclipses solares:
- Eclipse solar parcial: apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua;
- Eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua;
- Eclipse solar anular: um anel da luz solar pode ser visto ao redor da Lua;
- Eclipse híbrido: ocorre quando a curvatura da Terra permite duas observações - o eclipse pode ser visto como anular em alguns locais e de maneira total em outros.
COMO OCORRE O ECLIPSE SOLAR?
O Eclipse Solar acontece apenas em período de Lua Nova. Isso porque é nesta fase que o disco lunar posiciona-se entre a Terra e o Sol.
Além disso, o fenômeno dura apenas alguns minutos e não ultrapassa mais que 7 minutos e 40 segundos. Isso porque que a umbra da Lua move-se para leste a mais de 1.700 km/h.
De acordo com os astrônomos, um eclipse total do Sol é uma rara oportunidade de observar a coroa solar - a camada externa da estrela luminosa.
COMO VER O ECLIPSE SOLAR?
Segundo especialistas, a maneira mais segura de visualizar um eclipse solar é através da projeção indireta. Ou seja, não olhar diretamente e utilizar algum instrumento capaz de reproduzir a imagem do fenômeno.
Apesar de não recomendada, a observação direta pode ser feita através de equipamentos apropriados, como filtros e pedaços de vidro fumê.
É válido relembrar que os óculos de sol não são permitidos para a visualização do fenômeno. O maior perigo na observação é no período de máxima escuridão, como o eclipse total.
Com a ausência de luz, a pupila dilata-se, deixando que mais luz do sol atravesse.
ONDE ASSISTIR AO PRÓXIMO ECLIPSE SOLAR?
De acordo com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, após o eclipse do dia 8 de abril, não haverá outro visível no país até 2044 - de maneira total.
Os eclipses solares costumam ocorrer entre duas a cinco vezes por ano. No entanto, o eclipse solar total somente acontece a cada 18 meses (aproximadamente).
Contudo, os locais de aparição demoram a se repetir. De acordo com o Museu de História Natural de Londres, um eclipse solar total pode ser visto de qualquer lugar uma vez a cada 400 anos.
Para os que desejam assistir ao próximo eclipse no Brasil, a transmissão será feita através do Canal Observatório Nacional, no YouTube, a partir das 12h30.
O último eclipse total da Lua foi transmitido no canal há 1 ano e somou mais de 19 mil visualizações.