MEDIDA

Agências do Trabalho de Pernambuco suspendem as atividades por tempo indeterminado devido ao coronavírus

Na manhã dessa quinta-feira (19), havia uma fila imensa de pessoas na Agência do Trabalho

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 20/03/2020 às 13:36 | Atualizado em 20/03/2020 às 14:48
Foto: USP Imagens
Para que as pessoas tenham acesso às vagas de emprego, está disponível o site Emprega Brasil - FOTO: Foto: USP Imagens

A partir da próxima segunda-feira (23) o expediente das Agências do Trabalho de Pernambuco estará suspenso por tempo indeterminado. A decisão foi tomada por conta da pandemia de coronavírus.

Inicialmente, foi informado que as agências iriam funcionar em horário reduzido, das 9h às 12h, para as agências do Grande Recife, e das 7h às 10h no interior de Pernambuco. No entanto, segundo a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, não foi possível evitar a aglomeração de pessoas em frente a algumas agências. Na manhã dessa quinta-feira (19), havia uma fila imensa de pessoas na Agência do Trabalho localizada na Rua da Aurora, área central do Recife.

Para que as pessoas tenham acesso às vagas de emprego, o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, sugeriu o cadastro no Portal Emprega Brasil. Quem tem o aplicado do Sine Fácil também pode receber encaminhamento de vagas por ele. No entanto, o Sine Fácil só serve para quem já é cadastrado. Já para o acesso ao Seguro Desemprego, está disponível o aplicativo de Carteira Digital do trabalho, que tem uma aba específica para Seguro Desemprego.

Em relação aos servidores das agências, a orientação é que todos fiquem em casa e de sobreaviso para o caso de necessidade de trabalho home office ou de retorno às atividades normais.

Casos de coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nessa quinta-feira (19), que há 28 casos confirmados de coronavírus em Pernambuco, e outros 311 estão sob investigação. No Estado, foi confirmado a transmissão comunitária, que acontece quando as equipes de vigilância não conseguem identificar a origem da contaminação.

Os estados com casos confirmados de covid-19 são: São Paulo (286), Rio de Janeiro (65), Distrito Federal (42), Bahia (30), Minas Gerais (29), Pernambuco (28), Rio Grande do Sul (28), Paraná (23), Santa Catarina (20), Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (7), Sergipe (6), Alagoas (4), Acre (3), Amapá (3), Pará (1), Tocantins (1), Paraíba (1), Rio Grande do Norte (1). Segundo boletim do Ministério da Saúde dessa quinta-feira, no Brasil, há 621 pessoas infectadas pelo novo vírus.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos corretamente

Confira o mapa que mostra como a covid-19 se espalha pelo mundo

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco.

Comentários

Últimas notícias