Calendário

Apesar do prazo prorrogado para declaração, cronograma de restituição do Imposto de Renda 2020 está mantido; veja quando começa

Imposto de Renda teve prazo alterado por conta da pandemia de coronavírus no Brasil

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/04/2020 às 18:45 | Atualizado em 02/04/2020 às 19:11
KATARINA MORAES / JC
Declaração de Imposto de Renda deve começar no início de março. - FOTO: KATARINA MORAES / JC

Apesar da prorrogação do prazo de declaração do Imposto de Renda 2020 para 30 de junho, o cronograma de restituição permanece o mesmo. Em coletiva nesta quinta-feira (2), no Planalto, o Ministério da Economia anunciou que não irá mexer nesse calendário. Assim, o primeiro lote de restituição permanece para maio - para o grupo prioritário (idosos, deficientes físicos e mentais e portadores de doenças graves).

>> Fecomércio enviou ao governo de Pernambuco proposta para abertura de lojas no subúrbio

>> Quem tem direito e quando receberá: o que se sabe sobre auxílio de R$ 600 que será pago pelo governo por causa do coronavírus

>> Sesc e Senac podem fechar unidades em Pernambuco

>> Veja se você está inscrito no CadÚnico para receber R$ 600 do auxílio aos informais

CONFIRA O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2020

1º LOTE - 29/05/2020 - Grupo prioritário

2º LOTE - 30/06/2020

3º LOTE - 31/07/2020

4º LOTE - 28/08/2020

5º LOTE - 30/09/2020

A mudança no calendário de declaração foi anunciada nessa quarta-feira em virtude da pandemia de coronavírus. A medida foi anunciada por José Tostes, secretário especial da Receita Federal, como parte de um pacote de três medidas - uma voltada para micro e pequenas empresas e outra para impostos sobre itens necessários para a prevenção e combate ao coronavírus. Até o momento, 8,8 milhões de pessoas já realizaram a declaração do IR, o que corresponde a 27% do esperado. 

A decisão de prorrogar a entrega das declarações de pessoas físicas se deu, segundo o secretário, pela demanda e relatos de contribuintes que estão confinados em casa. "Documentos necessários para o preenchimento das suas declarações ou estão no escritório, na empresa ou faltam documentos que precisam entrar em contato com clínicas, serviços médicos, seguradoras. Há dificuldade momentânea de ter acesso a todos os documentos necessários. Considerando isso, tomamos a decisão de prorrogar por 60 dias o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas", detalhou Tostes. 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os contribuintes já entregaram 400 mil declarações a mais. "O ritmo de entrega continua muito bom. Recebemos até ontem, 8,8 milhões de declarações. Porém, decidimos pela prorrogação", disse o secretário especial. 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias