DECRETO

Agências da Caixa dentro de shoppings de Pernambuco poderão abrir para saque do auxílio emergencial

Decreto será publicado ainda nesta quarta-feira (6); Ainda não se sabe a partir de quando o saque poderá ser efetuado nos centros de compra

Katarina Moraes Lucas Moraes
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Katarina Moraes
Lucas Moraes
Publicado em 06/05/2020 às 13:07 | Atualizado em 06/05/2020 às 15:39
DIVULGAÇÃO/JCPM
Shopping RioMar, no Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO/JCPM

O Governo de Pernambuco vai autorizar, por meio de decreto, ainda nesta quarta-feira (6), a abertura dos shoppings para que a Caixa Econômica Federal utilize os espaços cedidos por empresários com o exclusivo fim de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. A informação foi divulgada por meio de nota oficial. Ainda não se sabe, no entanto, quando o saque poderá ser feito nos shoppings.

A medida visa atender à demanda apresentada pelo superintendente da Caixa em Pernambuco, Paulo Nery, durante entrevista à TV Globo, na manhã desta quarta. Nery explicou que empresários do ramo de shoppings centers do Grande Recife disponibilizaram os locais para o banco, mas que necessitava que o Estado liberasse o funcionamento.

"Estamos tentando abrir uma bancada de atendimento dentro do Shopping RioMar. Eu vou aproveitar para pedir ao Governo do Estado que faça a liberação desses espaços para que a gente possa abrir uma bateria de máquinas para atender, tanto no RioMar, quanto no Patteo Olinda. Eu estou com agências importantes, como a agência Paulista, dentro do Shopping North Way, fechadas. Falei com o empresário para abrir essa porta para a gente, mas ele disse que pelo decreto não poderia", disse o superintendente.

A intenção da Caixa era montar uma espaço de autoatendimento nesses dois centro de compras até o fim desta semana. Com a confirmação, por parte do governo do Estado, da autorização para abertura das agências, a Caixa poderá, em vez do espaço de autoatendimento no RioMar e Patteo Olinda, ampliar o atendimento com a abertura de nove agências instaladas em shoppings da Região Metropolitana de Recife.

Embora não tenha ainda previsão para abertura das unidades nos shoppings, a Caixa deve iniciar o atendimento o quanto antes, para reduzir a concentração de pessoas por agência e garantir mais tranquilidade no pagamento das demais parcelas do auxílio emergencial. 

Nas principais agências de rua da capital pernambucana, mesmo com a garantia de menor fluxo de clientes, conforme a Caixa, o que tem se visto ainda é muita gente tentando sacar o benefício, em filas grandes - ainda que um pouco mais organizadas, com a ajuda do poder público.

Pelas contas do banco, 50 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial, incluindo nessa conta beneficiários do Cadastro Único, Bolsa Família e inscritos no app/site. Só no aplicativo, no entanto, o número de inscrições já supera os 50 milhões, e o banco ainda espera análise da Dataprev de pelo menos 18 milhões de recadastrados e pessoas que ainda sequer tiveram a análise concluída. 

Recusa de escolas e Centro de Convenções

Após determinação do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5), em 1º de maio, o Governo do Estado cedeu 26 escolas e o Centro de de Convenções para que o banco montasse estruturas de atendimento ao público. No entanto, Nery informou que recusou as locações porque, segundo ele, a Caixa não tem pessoal suficiente para ser deslocado até os locais e o governo estadual afirmou também não ter condições para colocar equipes à disposição, ao contrário do Sesc. 

"Temos uma média de oito a dez pessoas por agência e temos aumentado o tempo delas nas agências, que estão funcionando em horário estendido. Quando o Governo do Estado fez contato comigo, eu agradeci muito, é importante, mas eu precisaria que o governo cedesse pessoas para que nós as treinássemos", disse. E concluiu: "o governo disse que não tinha condições".

Por conta do déficit de funcionários para dar conta da demanda nas agências da Caixa, o Sistema Fecomércio entrou em acordo com o banco público para disponibilizar seu capital humano e espaços físico para atendimento aos beneficiários que estão com dúvidas e dificuldades para acessar os aplicativos do auxílio emergencial. 

A partir desta sexta-feira (8), 35 funcionários do Sesc de Casa Amarela começam a ser treinados pela Caixa para realização de atendimento. A expectativa é de que na segunda-feira (11), no ginásio da unidade de Casa Amarela, 12 guichês estejam a postos para atender pelo menos 500 pessoas por dia, das 8h às 12h. 

Ainda na segunda, o Sesc pretende começar o treinamento de funcionários da unidade de Caruaru - onde em seguida também começarão os atendimentos. A depender da demanda, outras unidades também darão o suporte. 

Em nota, o Governo de Pernambuco informou que "o Centro de Convenções e as escolas da rede estadual seguem à disposição da Caixa para contribuir para o cumprimento da decisão judicial".

Além disso, a nota do Governo ressalta que a mesma decisão "obrigou a Caixa Econômica a ampliar o horário de funcionamento das agências e a disponibilizar funcionários/colaboradores para realização de triagem e esclarecimento aos beneficiários do auxílio emergencial, uma vez que apenas os colaboradores da Caixa detêm as informações para tanto necessárias, a exemplo do dia adequado para o saque e o correto preenchimento do formulário eletrônico".

Confira nota do Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco informa que autorizará a abertura dos shoppings para a Caixa Econômica Federal, exclusivamente para pagamento do benefício emergencial, de modo a atender a solicitação apenas agora apresentada pela Caixa, no programa Bom Dia Pernambuco (TV Globo), veiculado na manhã de hoje. A medida vai ser efetivada ainda nesta quarta-feira (06/05), com a edição de um decreto.

A administração estadual reforça que vem cumprindo, rigorosamente, a decisão judicial proferida pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região, com o apoio da Polícia Militar. A mesma decisão obrigou a Caixa Econômica a ampliar o horário de funcionamento das agências e a disponibilizar funcionários/colaboradores para realização de triagem e esclarecimento aos beneficiários do auxílio emergencial, uma vez que apenas os colaboradores da Caixa detêm as informações para tanto necessárias, a exemplo do dia adequado para o saque e o correto preenchimento do formulário eletrônico.

O Centro de Convenções e as escolas da rede estadual seguem à disposição da Caixa para contribuir para o cumprimento da decisão judicial.

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