PARCERIA

Caixa recusa escolas e Centro de Convenções de Pernambuco e dará orientação sobre auxílio emergencial no Sesc

Sesc atenderá pessoas com dúvidas sobre auxílio e Caixa recusa unidades cedidas pelo governo de Pernambuco

Katarina Moraes; Lucas Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes; Lucas Moraes
Publicado em 06/05/2020 às 10:44 | Atualizado em 06/05/2020 às 14:25
DIVULGAÇÃO/SESC
Funcionamento do centro para tirar dúvidas de beneficiários começará na segunda-feira (11) - FOTO: DIVULGAÇÃO/SESC

Quem está com dúvidas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 poderá receber orientação no Serviço Social do Comércio (Sesc) Casa Amarela, Zona Norte do Recife, a partir da próxima segunda-feira (11). O anúncio da parceria  foi feito pelo superintendente da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Paulo Nery, na manhã desta quarta-feira (6).

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, funcionários começarão a ser trienados ainda esta semana, e a medida se estenderá a outras unidades do Sesc em Pernambuco. "A Caixa não tem gente suficiente para atender. Nosso pessoal vai ser treinado. Começamos com 35 funcionários, que ficarão à disposição e serão treinados pela Caixa tirar dúvidas do pessoal que for tirar o dinheiro. Não faremos pagamentos", esclarece Bernardo Peixoto. 

Se tudo correr bem no treinamento, os atendimentos em Casa Amarela começam já na segunda (11). A expectativa é atender até 500 pessoas por dia, em 12 guichês instalados no ginásio da unidade, das 8h às 12h. 

" (Estamos fazendo) tudo dentro das normas de saúde. Nós vamos aferir temperatura, distribuir, para quem for, máscara, dar álcool em gel... Vamos orientar e fazer todo um trabalho social. Nossa intenção é diminuir o maior risco de contaminação. Com grandes aglomerações, vai difundindo mais e mais (o vírus). O grande problema deles (Caixa) foi triplicar o número de atendimentos com o número de funcionários que já era deficitário", esclarece Peixoto. 

Ainda na segunda-feira, receberão treinamento da Caixa os funcionários do Sesc de Caruaru, devendo começar os atendimentos na cidade do Agreste já no dia seguinte ao treinamento. Casa seja preciso, outras unidades do Sesc também abrirão as portas no Estado.

Decisão judicial

Após determinação do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5), em 1º de maio, o Governo do Estado cedeu 26 escolas e o Centro de de Convenções para que o banco montasse estruturas de atendimento ao público. No entanto, Nery informou que recusou as locações porque, segundo ele, a Caixa não tem pessoal suficiente para ser deslocado até os locais e o governo estadual afirmou também não ter condições para colocar equipes à disposição, ao contrário do Sesc. 

"Temos uma média de oito a dez pessoas por agência e temos aumentado o tempo delas nas agências, que estão funcionando em horário estendido. Quando o Governo do Estado fez contato comigo, eu agradeci muito, é importante, mas eu precisaria que o governo cedesse pessoas para que nós as treinássemos", disse. E concluiu: "o governo disse que não tinha condições".

Em nota, o Governo de Pernambuco informou que "o Centro de Convenções e as escolas da rede estadual seguem à disposição da Caixa para contribuir para o cumprimento da decisão judicial".

Comentários

Últimas notícias