DINHEIRO

Conclusão de análise de 17 milhões de cadastros da Caixa para auxílio emergencial tem nova data

Empresa pública de tecnologia ainda precisa finalizar quase 90% dos pedidos sem resposta num universo de quase 17 milhões

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 13/05/2020 às 10:23 | Atualizado em 14/05/2020 às 21:33
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
A Dataprev é a responsável pela consulta dos beneficiários - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Contrariando a previsão que havia sido feita pelo próprio presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a Dataprev - empresa de tecnologia responsável pela processamento dos cadastros feitos no programa do auxílio emergencial - só deverá concluir as análises ao fim desta quarta-feira (13). De acordo com a estatal de tecnologia, 16,4 milhões de cadastros ainda seguem com a empresa, e pelo 14,7 milhões (quase 90%) estão em fase final de homologação. Com a nova previsão, os pagamentos só deverão ser iniciados neste fim de semana ou a partir da próxima semana. Ainda ontem, o vice-presidente de varejo da Caixa, Paulo Angelo, disse "torcer" para que o novo lote de dados fosse repassado. Na noite desta quinta-feira (14), o presidente da Caixa garantiu que mais um lote de pagamentos da primeira parcela começará a ser pago entre esta sexta-feira (15) e o sábado (16). Já o pagamento da segunda parcela, começará na próxima segunda-feira (18). 

A previsão feita no início desta semana pela Caixa era de que o repasse dos cadastros seria feito até essa terça-feira (12). Caso a expectativa tivesse sido atendida, o banco esperava iniciar os pagamentos em até dois dias úteis, ou seja, a partir desta quinta-feira (14). Com a nova previsão repassada pela Dataprev, se confirmada até o fim desta quarta-feira, os beneficiários que seguem esperando resposta há mais de um mês só deverão ter o pagamento, caso aprovado, liberado no fim de semana ou na próxima segunda-feira, já que a caixa precisa de dois dias, após recebimento das informações, para começar a fazer os pagamentos. 

Em análise

Pelas contas da Dataprev, estão em fase final de homologação 14,7 milhões de cadastros, realizados entre 23 a 30 de abril. Esse contingente integra 16,4 milhões de pedidos do mês passado abril que estão em análise pela empresa. Esse montante é o mesmo ao qual a Caixa se referia nos últimos dias como pedidos inconclusivos e ainda em análise desde a primeira inscrição. 

Segundo a Dataprev, os 16,4 milhões de pedidos em análise se referem a solicitações de novos cadastros; complementação cadastral dos CPFs já classificados – inicialmente – como inconclusivos e o processamento adicional que ainda estava pendente (1,4 milhão).

No último domingo  (10), a estatal de tecnologia enviou 689.078 mil requerimentos ao banco dos pedidos finalizados entre 18 e 22 de abril. Nesse período, ao todo, foram recebidos 6,69 milhões de solicitações, e a Dataprev devolveu à Caixa 6,37 milhões, ou seja, 95% de conclusão do trabalho do ciclo. Os últimos 300.576 mil dessa remessa foram transmitidos ainda ontem, conforme a Dataprev. 

Sem finalizar o pagamento da primeira parcela, a Caixa segue sem previsão de quando iniciará os repasses da segunda parcela do dinheiro. Embora já tenha admitido a necessidade de um calendário mais "espaçado", o banco ainda aguarda aprovação das datas pelo governo federal.

Até o momento, pouco mais de 50 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial. 

Comentários

Últimas notícias