Empregos

Cerca de metade das indústrias de Pernambuco pretende demitir, segundo a Fiepe

Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) afirma que empresas estão com capital de giro comprometido depois de quase dois meses paralisadas

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 15/05/2020 às 17:20
Agência Brasil
Entre 13 dos mais importantes setores da indústria brasileira, 10 já retomaram ou superaram, nesta metade do ano, níveis de atividade que exibiam antes da chegada da covid-19 no Brasil - FOTO: Agência Brasil

Prestes a completar dois meses de isolamento social em razão da covid-19, as indústrias de Pernambuco vêm acumulando perdas no faturamento, deterioração dos postos de trabalho e redução do seu fluxo de caixa, segundo o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). A pesquisa aponta que 85,54% das indústrias locais registraram queda em seu faturamento, enquanto que quase 50% pretendem demitir em breve. A instituição alerta que o cenário pode ficar ainda mais drástico nas próximas semanas com o reflexo do isolamento mais rígido, quando as empresas estarão com a produtividade em baixa e sem condições de escoar a sua produção.

Para o gerente de relações industriais da Fiepe, Maurício Laranjeira, desde que a crise se agravou, as empresas já utilizaram todas as medidas alternativas para sobreviver, como férias coletivas, redução de carga horária e suspensão de salário. "Já que as soluções estão esgotadas, infelizmente, a alternativa será pela demissão para garantir o mínimo de sustentabilidade possível para os seus negócios”, lamentou Laranjeira que estima em 300 mil trabalhadores empregados nas industrias do estado. 

"Temos feito conversas com o governo do estado, mas falta uma previsibilidade, algo mais concreto para que possamos fazer um planejamento deste retorno, que deve ser algo muito bem feito e envolver todos. O governo se propôs a conversar conosco, mas sentimos falta de uma maior celeridade", diz Maurício Laranjeira.

Lamentando o momento em que a indústria está vivendo, o presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, teme que o cenário fique ainda pior nos próximos dias com o isolamento mais rígido que começará a vigorar a partir deste sábado (16). “Embora importante para não alastrar a doença, o isolamento mais rígido anunciado esta semana impõe um modelo de logística que não estamos preparados para absorver neste momento de crise”. A ponderação de Essinger está associada ao rodízio de veículos das frotas das indústrias, que, embora livre o transporte de bens essenciais, penaliza, segundo ele, atividades que dependam da importação de matérias-primas, por exemplo, impactando a recuperação do setor industrial.

PESQUISA

Das 253 empresas pesquisadas pela Fiepe, 61,96% optaram por antecipar as férias dos seus colaboradores. O setor da construção civil é o que mais tem recorrido à alternativa (28,4%), seguido das indústrias de bebidas (17,4%). Das que não precisaram tomar esta decisão, estão as indústrias de alimentos e as do setor químico. No ranking, elas aparecem no primeiro e no segundo lugar, com 18,8% e 10%. “O que vemos, da última pesquisa para esta, é que o faturamento das empresas continuam caindo e isso se deve ao fato de que muitas optaram por segurar os seus colaboradores na expectativa de que o cenário melhorasse no médio prazo, coisa que não aconteceu”, disse Laranjeira

Ainda segundo a pesquisa, dos 85,54% dos entrevistados que informaram ter queda no faturamento, 54,05% indicaram que a retração foi acima de 50%. Nesta situação, está a construção civil, que liderou o ranking, com 25,2%, seguido da indústria de bebidas e da indústria têxtil, que marcaram 15% e 11%, respectivamente. Para a Fiepe, os percentuais das que pretendem demitir e das que desejam manter o seu quadro de funcionário estão cada vez mais próximos, registrando 47,23% e 52,7%, respectivamente.

Dos segmentos que ainda pretendem realizar demissões, construção civil segue mais uma vez na ponta, com 25,2%. Já as indústrias de bebidas e têxtil aparecem com 17,1% e 9,9%, nesta ordem. 39,6% das empresas que pretendem demitir são de médio porte, frente as de pequeno porte, com 32,4%. As empresas de micro e grande porte também apresentam percentuais significativos das que pretendem realizar desligamentos, com 17,1% e 10,8% (nesta ordem).

Outro ponto abordado no estudo teve a ver com a Medida Provisória 936/20 – que flexibiliza os contratos de trabalho em tempos de pandemia. De acordo com o levantamento, 56,60% das empresas não fizeram negociação de redução de jornada e pouco mais de 60% das indústrias também responderam que não sentiram a necessidade de suspender os contratos de trabalho dos seus funcionários. Com essa decisão, a tentativa de equilibrar a folha de pagamento e as receitas ficou cada vez mais difícil, explicando assim o comprometimento e as reduções desenfreadas nos seus faturamentos, afirmou a Fiepe.

 

Comentários

Últimas notícias