retorno

Cabo anuncia antecipação de feriados e plano de reabertura restrita do comércio

Reavaliação dos dados será realizada a cada sete dias pelas autoridade para decidir se haverá evolução ou regressão da flexibilização

JC
JC
Publicado em 29/05/2020 às 9:54
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Para esta quinta, estava prevista a retomada de comércio e serviços como salões de beleza e restaurantes, com horário reduzido, das 10h às 18h - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

Em meio ao plano gradual de retorno das atividades comerciais anunciado pelo Governo de Pernambuco, a cidade de Cabo de Santo Agostinho, que faz parte da Região Metropolitana do Recife, também anunciou a antecipação de feriados no município e um plano para reabertura da economia com restrições, a partir de 4 de junho, para seus 207.048 habitantes (segundo estimativa do IBGE). A reavaliação das decisões será realizada a cada sete dias pelas autoridades para decidir se haverá evolução ou regressão da flexibilização. O Shopping Costa Dourada, principal da cidade, também volta a funcional no dia 04, das 12h às 20h, com exceção do cinema.

» Petrolina anuncia plano para retomada gradual das atividades econômicas a partir de segunda-feira (1º)

» CDL Recife espera reabrir gradualmente o comércio a partir da próxima semana, quando acaba o lockdown

O prefeito Lula Cabral (PSB) informou que vai adiantar os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Cristhi), 13, Santo Antônio (padroeiro da Cidade) e 24 (São João) para os dias 1º, 2 e 3 de junho. No plano da flexibilização com restrições, anunciou uma retomada gradual e consciente das atividades econômicas no Cabo, que "conta com disponibilidade de leitos no município e dois hospitais de campanha, além do respeito ao uso máscaras e a redução do número de casos", de acordo com a Prefeitura do Cabo.

No último painel divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que faz o monitoramento do índice do isolamento social das cidades em parceria com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), relativo à quinta-feira (28), a cidade do Cabo de Santo Agostinho teve uma porcentagem baixa de isolamento, com 43% das pessoas isoladas. O município registra 315 casos da doença, segundo boletim divulgado, na quinta-feira, pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Cronograma de flexibilização

O plano será estabelecido por setores da economia, com ritmos e etapas diferentes, ou seja, não está encerrado o período de quarentena, mas algumas atividades serão flexibilizadas. “Entendemos que, de forma responsável, podemos salvar economicamente nosso comércio e atender as orientações das autoridades sanitárias”, afirmou o gestor. Para tal, a reabertura seguirá os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativos à prevenção e ao combate ao coronavírus, com abertura do comércio por protocolos de prevenção e redução do horário funcionamento.

Calendário

4 de junho

Serão abertos comércio e serviços; salões de beleza e restaurantes. O horário de abertura será às 10h e o de fechamento, às 18h. Já os shoppings, que manterão os cinemas fechados, terão horário de abertura a partir das 12h e fechamento às 20h.

Restaurantes

Para os restaurantes, existem algumas condições a serem cumpridas: o estabelecimento deve funcionar com redução de 50% da capacidade de atendimento, com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. Será obrigatório o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção) e álcool gel (70%) para os empregados, prestadores e entregadores, permitindo assim que não haja contato com outras pessoas.

Além disso, os restaurantes devem intensificar a limpeza, desinfetar superfícies e locais que são tocados com frequência; oferecer local para lavar as mãos, priorizar a ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado – se tiverem de ser utilizados. Ainda, precisam assegurar que as medidas de isolamento social e quarentena sejam mantidas aos empregadores e empregados maiores de 60 anos e demais integrantes dos grupos de risco.

12 de Junho

Academias privadas serão reabertas, com tais condições: utilização inicial de 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial; garantia de distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas na circulação dos estabelecimentos; tentativa de evitar filas e aglomerações, mesmo na área externa dos estabelecimentos e sinalização de obrigatoriedade de uso de máscaras na área externa do estabelecimento.

Eventos continuam suspensos

Permanecem proibidas a reaberturas de bares, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates ou similares, bem como, está proibida a reabertura de parques, aglomeração de pessoas em praças, além de eventos públicos ou particulares, clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, academias da terceira idade, pista de skate e academias da cidade de controle da prefeitura.

Comentários

Últimas notícias