Retomada da economia

Shoppings do Grande Recife poderão operar em sistema drive thru, a partir do próximo dia 15

Clientes fazem as compras online pagam com boleto ou cartão e depois vão buscar os produtos no estacionamento do shopping, sem sair do carro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 01/06/2020 às 20:00 | Atualizado em 01/06/2020 às 22:49
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Drive thru é alternativa para consumidores e clientes dos shopping - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O governo de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (1º) o processo gradual de abertura da economia, que será implantado em 11 fases. Voltaram a abrir as portas as lojas de material de construção e o comércio atacadista. Os shopping centers ainda não foram autorizados a funcionar, mas a partir do próximo dia 15 poderão operar em sistema de drive thru. Nesse modelo, o cliente faz as compras online, paga com cartão ou boleto e só passa no mall para pegar o produto em pontos de entrega que serão instalados no estacionamento. Outros equipamentos no País já adotaram essa alternativa para aumentar as vendas durante a pandemia da covid-19. O Estado ainda não definiu uma data para a reabertura efetiva dos shopping, que vão obedecer protocolos sanitários específicos para garantir a segurança de clientes e colaboradores e reduzir as chances de contágio. 

>> Veja como foi a coletiva do Governo de Pernambuco que anunciou reabertura da economia

>> Veja data de reabertura de comércio atacadista e construção civil em Pernambuco

>> Setor educacional de Pernambuco terá plano de retomada específico

>> Treinos de futebol profissional podem voltar dia 15 de junho em Pernambuco

>> Painel com os números da covid-19 em Pernambuco

>> Em primeiro dia após lockdown, Recife tem mais carros e muita gente nas ruas

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Center (Apesce), Paulo Carneiro, diz louvar o trabalho desempenhado pelo governo de Pernambuco no enfrentamento à covid-19, mas que para a atividade foi frustrante. "O governo merece parabéns por ter trabalhado e alcançado uma curva de estabilização da doença, mas para o setor foi muito pouco. Nós temos 3,1 mil lojistas e, desse total, 70% são pequenos. Sabemos de caso de falências em todo o País e de empresas que estão na UTI. O drive thru ajuda, mas até a data de início da permissão não nos favoreceu, porque no dia 15 já teremos perdido o Dia dos Namorados", observa Carneiro. 

No setor se comenta uma expectativa de reabertura para o dia 30 de junho. "Aí já teremos perdido duas datas, porque  também terão passado as Festas Juninas e vamos alcançar o recorde de mais de 90 dias com as lojas fechadas, porque o decreto que determinou a suspensão das atividades é de 21 de março", recorda o presidente da Apesce. Apesar de não ter permissão para abrir agora, os centros de compra já fizeram investimentos em tecnologias e serviços para atender as exigências do protocolo de abertura e receber os clientes com segurança. 

DRIVE THRU

Em Salvador, a Prefeitura Municipal publicou um decreto que começou a valer no último dia 23 autorizando os shopping centers a funcionar com drive thru. O serviço está autorizado a funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h. Nesta modalidade de compra, os clientes acessam o site dos shoppings, verificam as lojas que atendem e, ao realizar a compra, fazem o agendamento da entrega com o lojista. O produto é entregue no estacionamento do shopping. 

Em Salvador a regra não permite o acesso de clientes ao interior dos shoppings e os compradores também não devem sair dos veículos no estacionamento. Também não será permitido o acesso de motos e pedestres.

A diferença do drive thru para o delivery é que o delivery é para lojas e produtos que estão na plataforma, enquanto no drive a venda pode ser realizada pelo telefone, whatsapp ou site.

Comentários

Últimas notícias