COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Setor educacional de Pernambuco terá plano de retomada específico

Segundo secretário estadual de Educação, Fred Amancio, plano para escolas, faculdades e universidades está sendo elaborado e pode ser implementado paralelamente ao do setor econômico. Aulas presenciais estão suspensas no Estado, devido à covid-19, desde 18 de março

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 01/06/2020 às 19:23 | Atualizado em 02/06/2020 às 9:52
Guga Matos/ Arquivo JC Imagem
Escolas pernambucanas estão fechadas desde 18 de março por causa da covid-19 - FOTO: Guga Matos/ Arquivo JC Imagem

Atualizada às 21h01

O retorno das aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades pernambucanas, públicas e privadas, por causa da pandemia do novo coronavírus, também será gradual e terá um plano específico. Na tarde desta segunda-feira (1º), o governo estadual apresentou as etapas para retomada das atividades econômicas. A educação ficou de fora porque haverá protocolos separados, divididos igualmente por fases. Até o fim deste mês de junho as aulas presenciais no Estado permanecem suspensas por decreto do governador Paulo Câmara. 

>> Veja como foi a coletiva do Governo de Pernambuco que anunciou reabertura da economia

>> Veja data de reabertura de comércio atacadista e construção civil em Pernambuco

>> Shoppings do Grande Recife poderão operar em sistema drive thru, a partir do próximo dia 15

>> Treinos de futebol profissional podem voltar dia 15 de junho em Pernambuco

>> Painel com os números da covid-19 em Pernambuco

>> Em primeiro dia após lockdown, Recife tem mais carros e muita gente nas ruas

"Estamos trabalhando no plano de educação há algumas semanas e já iniciamos o debate com instituições de representação do setor. A data para a primeira etapa está relacionada com os primeiros resultados das demais atividades econômicas", explica o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio. Entre as entidades que ele está conversando estão o sindicato dos donos de escolas particulares, reitores e representantes de faculdades privadas.

"As diretrizes gerais estão sendo discutidas, há conversas em andamento para construção desse plano", enfatiza Fred. Sindicatos de professores devem também ser chamados para conversar. Somente na educação básica de Pernambuco estudam cerca de dois milhões de alunos (580 mil na rede estadual, 400 mil nas escolas privadas, 90 mil na rede municipal de Recife e os demais nas redes municipais das outras 184 cidades do Estado.

O secretário diz que o plano de retomada da educação deverá seguir os três eixos gerais do plano de atividades econômicas divulgado nesta segunda: distanciamento social, higiene; e monitoramento e comunicação. E que poderá ser implementando paralelamente.

"Como as redes de ensino têm suas complexidades, com tamanhos diferentes, por exemplo, o plano vai apontar diretrizes. Mas as regras poderão ser ajustadas por cada rede, dependendo das suas características", comenta Fred.

Ele diz que não há como prever data, neste momento, para a reabertura das escolas e faculdades, fechadas desde 18 de março. Reforça, mais uma vez, que dependerá do cenário da covid-19. Atualmente, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco totaliza 34.900 casos de pessoas com o novo coronavírus, sendo 14.535 graves e 20.365 leves. A doença já matou 2.875 pacientes no Estado.

Entre as medidas que deverão ter tomadas nos estabelecimentos de ensino estão distância mínima de alunos, demarcação de espaços no chão e uso de máscaras, entre outras. O rodízio de estudantes, com uma parte da turma assistindo à aula presencial e outra no modelo remoto é uma das alternativas que poderá ser adotada.

Comentários

Últimas notícias