SHOPPING

Com reabertura, RioMar Recife tem movimento tranquilo e cuidados com distanciamento

Fechados há três meses, RioMar e outros shoppings de Pernambuco reabriram as portas nesta segunda-feira (22), com horário reduzido, restrição de público e cumprimento de medidas sanitárias

JC
JC
Publicado em 22/06/2020 às 13:20
Notícia
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Todos os clientes precisam passar por uma aferição de temperatura na entrada do shopping center - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Fechado há três meses, o RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, Zona Sul, retornou às atividades nesta segunda-feira (22). Este e outros shoppings de Pernambuco já podem funcionar desde que cumpram os pré-requisitos previstos pelo Plano de Convivência Com a Covid-19, promovido pelo Governo do Estado. Nas primeiras horas de reabertura, o mall apresentou movimento tranquilo e público conscientizado, que manteve o distanciamento social e respeitou as regras de higienização. Alguns clientes esperaram a abertura em uma uma fila na entrada, que logo foi desfeita às 12h, horário em que as portas se abriram.

A gerente de Marketing do RioMar, Denielly Halinski, considera que o público está seguindo as orientações do mall. "A movimentação está contínua e as pessoas estão bem disciplinadas em relação às medidas. 100% das pessoas estão com máscara, já que é obrigatória para o acesso. Percebemos as pessoas mantendo o distanciamento nas marcações do piso. Temos mais de 100 pontos de higienização e as pessoas já colocam álcool em gel quando chegam. Estamos observando cada passo, mas percebemos uma volta tranquila, com muito cuidado. Por mais que um empreendimento impunha sinalizações, orientações e campanhas educativas, depende muito da atitude das pessoas", relatou.

Segundo a administração do RioMar, 90% das lojas já estão em funcionamento nesta segunda, enquanto o restante prepara a equipe e o ambiente com as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus.

A vendedora da Kopenhagen Elizangela Dias, de 35 anos, tem boas expectativas para as vendas e espera que o shopping permaneça aberto. “Estamos vindo com tudo para vender e recuperar os meses que passou fechado. A expectativa é grande para recuperar o tempo perdido. A gente espera que passe logo isso, volte a ser como era ou até melhor. A expectativa é de sempre melhorar”.

Outra loja já abertaa foi a Mahogany Cosméticos, do lojista Artur Veiga, que falou sobre as estimativas do negócio com a reabertura. "Acho que esses primeiros 15 dias vai dar um volume bom, porque o pessoal estava em isolamento, 93 dias preso, então deve dar um movimento acima do normal". Sobre o acumulado, Artur Veiga disse que a expectativa é de faturamento mais baixo. "Acredito que deve haver uma retração, já que todo mundo em isolamento deixou de faturar".

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Clientes aguardaram a abertura do RioMar, que acontece às 12h - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Cerca de 100 totens com álcool em gel estão espalhados pelo mall - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Clientes aguardaram a abertura do RioMar, que acontece às 12h - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Cerca de 100 totens com álcool em gel estão espalhados pelo mall - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Todos os clientes precisam passar por uma aferição de temperatura na entrada do shopping center - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
MARCELO APRÍGIO/JC
Gerente de Marketing do RioMar, Denielly Halinski, considerou movimento de reabertura positivo - MARCELO APRÍGIO/JC
MARCELO APRÍGIO/JC
Todos os clientes precisam passar por uma aferição de temperatura na entrada do shopping center - MARCELO APRÍGIO/JC
MARCELO APRÍGIO/JC
Todos os clientes precisam passar por uma aferição de temperatura na entrada do shopping center - MARCELO APRÍGIO/JC

O horário determinado para os shoppings é reduzido, das 12h às 20h. A ocupação máxima é limitada a 30%, o que, no RioMar, corresponde a cerca de 10 mil pessoas circulando no mall. Os sensores nas entradas de acesso vão informar em tempo real a presença simultânea do número de clientes. O uso de máscara é obrigatório para todos, tanto clientes quanto lojistas e funcionários. Cinco portarias foram abertas ao público e serão mantidos os serviços de coleta Drive Thru, da plataforma de vendas RioMar Online e do serviço de delivery. Para maior praticidade e segurança será estimulado o pagamento do estacionamento via smartphone e desativados os espaços e equipamentos de uso comum, como Valet, academia de ginástica, espaço ecumênico e, como em todos os shoppings não funcionarão cinemas, teatro, e as praças de alimentação contarão apenas com serviço de entrega de refeições. 

Já o motorista Manoel Júnior, de 36 anos, precisou ir até o RioMar fazer uma compra e conta esperou que tivessem menos pessoas no dia da reabertura do shopping, mas reconhece os cuidados sanitários que estão sendo tomados pelo mall e pelos clientes. “Os cuidados estão 100%, todas as lojas com higienização, aferição da temperatura. [Eu esperava] menos pessoas, mas todos os cuidados estão sendo cuidados”.

Confira aqui as medidas:

• Os cuidados começam nas cancelas onde há um sensor de onde o cliente aproxima a mão e o cartão de entrada sai totalmente higienizado sem o toque do botão.

• No estacionamento há uma redução de 50% na circulação de veículos, com distanciamento de vagas.

• Todos os que chegarem ao RioMar vão aferir a temperatura, sem precisar do toque na pele e, à sua frente, haverá um tapete desinfetante para que higieniza as solas dos sapatos.

• O uso de máscaras é obrigatório a todos que chegarem ao local, sejam clientes, turistas ou colaboradores.

• Mais de 100 pontos de higienização no RioMar, envolvendo totens de álcool em gel próximos às escadas rolantes, dispensers perto dos elevadores distribuídos em diversos locais e pisos do mall.

• Nas escadas há uma sinalização de espaçamento necessário entre as pessoas.

• Os corrimãos das escadas rolantes são desinfectados com bactericida Vulcan hospitalar.

• Nas vitrines das lojas há sinalização da capacidade de clientes.

• Limite de até duas pessoas nos elevadores com o distanciamento seguro, mantendo o acesso para prioridades.

• Para manter a prática do descarte seguro há no RioMar coletores de máscaras.

• Campanha educativa de orientações a clientes por todo o shopping, envolvendo circuito de TV e rádio interna, totens, displays, cartazes e outras sinalizações.

• Guia de orientações para funcionários e lojistas, com recomendações de segurança e prevenção para o trabalho e atendimento ao público.

Sistema de ar-condicionado

A cada hora o ar será renovado duas vezes. Essa troca constante do ar, associada à atomização com Vulcan Hospitalar e substituição de filtros em intervalos menores, levará maior segurança para os que circulam no ambiente.

Os restaurantes continuam no delivery e assim como espetáculos teatrais, shows, jogos eletrônicos e cinemas, ainda não tem data certa para voltarem a funcionar.

RioMar Recife

Com arquitetura diferenciada, o RioMar inaugurado há oito anos, ocupa um espaço de 101 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). É dotado de 380 lojas, 18 âncoras, 13 megalojas e todo um andar de serviços

Grupo JCPM

O RioMar faz parte do Grupo JCPM, que estão entre os cinco maiores grupos do setor de shopping do País, sendo parceiros de 3,2 mil lojistas, com atuação em empreendimentos que somam 615 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Atualmente o total de ABL própria do Grupo é de 500 mil metros quadrados. O Grupo tem presença exclusivamente no Nordeste, com participação em 11 shoppings. Na capital pernambucana estão Shopping Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife; em Fortaleza estão o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. Em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; em Salvador, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias