O Procon Recife informou, nesta terça-feira (18), que vem recebendo denúncias de usuários que foram vítimas de estelionatários que estão aplicando o golpe do empréstimo.
Segundo o Procon, na busca por contratar empréstimos através de lojas nas redes sociais, os consumidores estão recebendo ligações das supostas empresas oferecendo condições atrativas e sem burocracia. Os golpistas usam nomes de instituições financeiras conhecidas para aplicar o golpe do falso empréstimo.
Logo após a assinatura do suposto contrato, os golpistas informam que o consumidor precisa pagar uma taxa, alegando ser necessária para pagar certidões e agilizar a liberação do dinheiro.
Após o pagamento do valor pedido, ainda solicitam outros valores dizendo ser referente ao Imposto de Operações Financeiras (IOF). Então, rompem qualquer tipo de contato e o consumidor é lesado com a perda financeira.
"Essa conduta de pagamentos antecipados em contratação de empréstimos é proibida pelo Banco Central. Então, o consumidor deve sempre suspeitar de golpe nesses casos, porque uma empresa séria não faria esse tipo de cobrança", explicou Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife, em material enviado à imprensa.
Ainda segundo o Procon, para tentar reaver o dinheiro, o consumidor deve primeiramente abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) - na delegacia ou através do site https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/. Depois, com os dados da empresa, poderá abrir uma reclamação no Procon, anexando o B.O.
"O grande problema é que a maioria das pessoas não se atenta às informações de endereço físico e CNPJ da empresa, e sem um endereço físico o Procon não tem como notificar e processar", concluiu Ana Paula.
Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Procon Recife está fechado para atendimento presencial. Para abrir um processo ou reclamação, é necessário preencher o formulário no LINK: www.is.gd/procononline. Reclamações também podem ser feitas através do email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.