O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou na última quinta-feira (20), através de live no Facebook, o concurso da Polícia Federal com oferta de 2 mil vagas para Policial Federal. O presidente afirmou que, após conversa com os ministros da Economia e da Justiça e Segurança Pública, foi autorizado o certame.
“A pedido do diretor geral da Polícia Federal, o Rolando Alexandre, conversamos com o ministro da justiça e com o Paulo Guedes. Foi autorizada a abertura de concurso para 2 mil policiais federais. Com toda certeza a PRF também terá abertura de concurso em breve, de modo que seus quadros continuam cumprindo com seus deveres”, disse o presidente.
Ao todo, estão previstas 2.508 vagas, sendo: 1.016 vagas para agente, 300 vagas para delegado, 600 vagas para escrivão, 84 vagas para papiloscopista, 349 vagas para agente administrativo e 159 vagas para outras carreiras de nível superior. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais em regime de tempo integral.
Escrivão, Agente e Papiloscopista
Os cargos de escrivão e agente da Polícia Federal exigem do candidato Nível Superior em qualquer área de formação. É preciso ter ainda 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior.
Delegado
Para delegado, é necessário ter bacharelado em Direito, atividade jurídica ou policial de 3 anos (comprovados), 18 anos e possuir CNH na categoria “B” ou superior. A atividade jurídica ou policial deve ser comprovada na data da posse e todos esses devem podem ser comprovados na data da matrícula.
Perito Criminal Federal
Para se candidatar ao cargo de Perito Criminal é preciso que os candidatos tenham 18 anos na data de matrícula do Curso de Formação. Além disso, é preciso ter formação em Nível Superior na função específica e possuir CNH categoria B ou superior.