energia elétrica

Ministro diz que Nordeste terá investimentos de R$ 26 bi para expansão energética

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, participou junto ao presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira da inauguração de nova etapa do complexo solar de Coremas, na Paraíba

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/09/2020 às 15:58 | Atualizado em 17/09/2020 às 15:59
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado do Governo Bolsonaro - FOTO: Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou nesta quinta-feira, 17, que 56% da previsão da expansão da capacidade de geração de energia elétrica brasileira até 2026 se dará na Região Nordeste. Segundo ele, os investimentos devem chegar a cerca de R$ 26 bilhões.
O chefe da pasta participou junto ao presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira da inauguração de nova etapa do complexo solar de Coremas, na Paraíba.
Durante o evento, o ministro ressaltou em especial o potencial energético da região na produção de energias limpas, a eólica e solar. "O Nordeste se destaca pela sua extraordinária contribuição nas gerações solar e eólica, fontes que representam hoje cerca de 11% da nossa capacidade de geração e serão 25%, em 2030", disse.
O ministro também citou o perfil acima da média mundial do País de produção de energia limpa. "As nossas fontes limpas e renováveis representam 85% da geração de energia elétrica brasileira, enquanto a média no resto do mundo é 24%", disse.
Ele também mencionou a segurança energética do Brasil, mesmo durante a pandemia da covid-19. "O Brasil é um exemplo para o mundo em termos de sustentabilidade na geração e energia elétricas. Estamos vendo na pandemia alguns países com apagões e aqui estamos com segurança energética; fontes limpas 85% da energia."
 

Últimas notícias