Retomada da atividades

Pernambuco libera volta dos cinemas e eventos sociais; saiba onde haverá retomada

A partir da próxima segunda-feira (28) podem funcionar cinemas com até 100 pessoas ou 30% de sua capacidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/09/2020 às 17:32 | Atualizado em 23/09/2020 às 19:22
THAIS LIMA/DIVULGAÇÃO
Vola às telonas será controlada e reduzida a uma capacidade máxima - FOTO: THAIS LIMA/DIVULGAÇÃO

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou nesta quarta-feira (23), durante coletiva online, a abertura de cinemas e eventos sociais nos municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, incluindo Caruaru, a partir das próxima segunda-feira (28). Trata-se de um avanço, nessas regiões para a etapa nove do Plano de Convivência com a Covid-19 no Estado.

>> Pernambuco é o estado que menos testa para Covid-19, aponta IBGE

>> Casos da covid-19 estão em baixa ou em estabilidade há 18 dias em Pernambuco

>> Governo de Pernambuco anuncia data para reabertura total do turismo em Fernando de Noronha

"A macro I, que compreende a Região Metropolitana, Zona da Mata e parte do Agreste, assim como a Geres de Caruaru, avançam para a etapa 9, podendo funcionar os eventos sociais - como casamentos, batizados e aniversários -, os eventos culturais - cinemas, teatros, apresentações e similares. Esses eventos possuem protocolos específicos que publicamos em nosso site", disse Schwambach.

Apesar da liberação, a quantidade de pessoas será limitada a 100 tanto nos cinemas quanto nos eventos ou a 30% da capacidade do local (dando preferência ao número menor). O horário de funcionamento será de 6h às 0h. O protocolo sanitárias com as regras para a realização desses eventos, no entanto, só deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (25).

De acordo com o secretário, a liberação foi possível graças a estabilização dos casos em Pernambuco e ao comportamento da retomada da economia. "As datas de reabertura estão definidas, mas a liberação efetiva vai depender do comportamento das regiões. Também poderá ocorrer um aumento da capacidade para 300 pessoas e 50% da lotação do local", adianta. 

EVENTOS

No caso dos eventos sociais, o governo se refere a comemorações em geral e casamentos, batizados e festas. Para esses vale a mesma regra de capacidade máxima de 100 pessoas e 30% da lotação. Os museus e exposições também entram nessa liberação. 

O governo ainda irá divulgar o protocolo para os cinemas e eventos.

CONFIRA AS CIDADES QUE PODEM RETOMAR EVENTOS SOCIAIS E COM OS CINEMAS

I Gerência Regional de Saúde

Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II Gerência Regional de Saúde

Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

III Gerência Regional de Saúde

Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

IV Gerência Regional de Saúde

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

XII Gerência Regional de Saúde

Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
OBRAS Os serviços de requalificação na pista do aeroporto da ilha estão sendo integralmente custeados com recursos do governo do Estado - FOTO:HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
ARISSON MARINHO/CORREIO
Serão liberados apenas 100 frequentadores por sessão. - FOTO:ARISSON MARINHO/CORREIO

Comentários

Últimas notícias