A UmTelecom, empresa pernambucana de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI, prepara-se para oferecer ao mercado corporativo seu serviço como operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês). Antes focada na conectividade, a empresa tem passado por uma restruturação do negócio, ampliando a oferta de soluções digitais. Dentre as novidades, a conexão 4G como MVNO deverá ser disponibilizada aos clientes até o fim de novembro. Mesmo assim, a fibra óptica está recebendo um investimento de R$ 10 milhões.
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A intenção da UmTelecom é deixar mais robusto o pacote de produtos oferecido pela empresa aos clientes. Atendendo os mercados de ISP (provedores de internet), corporativo e governos, a UmTelecom quer ir além da infraestrutura de fibra óptica para conexão. Já avançam no portfólio produtos de segurança da informação e computação em nuvem.
"Além do serviço essencial, houve aumento da demanda por produtos de solução digital. A pandemia acelerou a transformação nos negócios e está mudando o perfil de contratação. Em número de julho, as vendas representaram 52% de soluções e 48% de conectividade para o mercado corporativo. Antes era 95% conectividade", diz o ceo da UmTelecom, Rui Gomes.
Aproveitando esse momento, a empresa tem apostado em produtos como Video Cloud - sistema de videomonitoramento com armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial para reconhecimento facial e medição de temperatura e embarque de SVAs (serviços adicionais como plataforma de streaming) a seus pacotes de conectividade. "Fora a parte de infraestrutura de conectividade, estamos focados em criar soluções digitais, e estamos buscando agregar valor à nossa infraestrutura", resume Gomes.
Justamente para agregar valor aos pacotes de link de internet, a UmTelecom se prepara em novembro oferecer aos clientes um produto de conexão móvel 4G. A empresa diz já ter avançado na homologação técnica e agora finaliza os detalhes para colocar no mercado seu chip como operadora virtual móvel.
"O produto está pronto. Vai ser lançado até o final de novembro. Vai ser mais um produto de fidelização, com planos móveis baratos, e chega para atender o mercado corporativo, empacotado com o link de internet", detalha o CEO.
Uma operadora móvel virtual não tem rede própria nem frequência, mas compra no atacado das grandes operadoras e revende ao varejo de forma competitiva. Nesse caso, o foco é o mercado corporativo, atendendo a demanda apenas de empresas.
Fibra Óptica
Pelo lado da conectividade, a UmTelecom está investindo R$ 10 milhões no incremento e expansão da sua rede de fibra óptica, engloba uma nova rota de cabos de fibra óptica de Recife até Aracaju, aumentando a capacidade e a disponibilidade na região, além de um anel óptico em outras cidades do Estado. No pacote, está também uma nova conexão de Fortaleza para Salvador.
Além da ampliação de seu esquema de redes de fibra óptica no Nordeste, a empresa está fazendo a "iluminação" da rede através da tecnologia DWDM, criada para otimizar o uso da rede de fibra para aumentar a capacidade de transmissão. A empresa trabalha com 40 canais de até 200 gigas cada um.
Atualmente, a UmTelecom tem cerca de 300 clientes provedores no Nordeste e outros 800 clientes corporativos. Na região, a meta é até triplicar o tamanho da empresa nos próximos três anos. No Sudeste, onde também atua num projeto de expansão, a perspectiva é aumentar o faturamento em 10% nos próximos dois anos. No mês de julho, o quadro de funcionário cresceu 20% na empresa, tanto na área técnica, quanto nas áreas comercial e administrativa.
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