inclusão racial

TIM prepara universitários negros para mercado de trabalho

O projeto Afro Presença coloca a juventude negra em contato com diversas empresas em um encontro virtual com acesso a novas oportunidades para ocupação do mercado de trabalho

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 30/09/2020 às 18:06 | Atualizado em 30/09/2020 às 18:44
DIVULGAÇÃO
Movimento Afro Presença cria mecanismos de inclusão racial no mercado de trabalho para universitários negros e negras - FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de promover ações que preparam e oferecem oportunidades de trabalho para negras e negros, a operadora de telefonia TIM está participando do Movimento Afro Presença. A ação, voltada para o treinamento de universitários, teve início nesta quarta-feira (30), e segue até sexta-feira (2). Para se inscrever, basta acessar o site da Afro Presença.

Neste mês, a Magazine Luiza anunciou abertura de vagas para o programa trainee 2021 exclusivamente para candidatos negros. Em seguida, a Bayer, rede varejista de eletrônicos e móveis também abriu programa trainee com exclusividade para candidatos negros.  

O movimento é idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e realizado pelo Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU). Durante os três dias, executivos da TIM estarão presentes em um stand virtual e apresentarão a operadora aos participantes diariamente, das 10h às 20h, com conteúdos sobre negócios, tecnologia, evolução dos serviços e ofertas, ações de clima, engajamento, diversidade e inclusão, ações de responsabilidade social e seus principais programas de treinamento e desenvolvimento de carreira.

Uma roda de conversa sobre carreira e representatividade negra com profissionais da Tim também será promovida. Haverá um diálogo dos líderes com os universitários sobre desafios do mercado de trabalho, além da apresentação de oportunidades de ingresso em diferentes áreas de atuação na empresa.

Um debate pela VP de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo será no dia 2 de outubro, às 16h, dentro do painel "Racismo Estrutural Empresarial", no eixo "Sociedade em debate" da programação. Antonietta irá apresentar ações da operadora para ampliar a participação de pessoas negras no mercado de trabalho e contribuir com indicadores sociais mais igualitários no País.

Na companhia, pessoas negras ocupam 34% dos funcionários, número que aumentará com o convite que será feito por Russo aos estudantes para participar de um programa de estágio inclusivo, que será iniciado ainda este ano, com foco e metas de contratação de estudantes negras e negros, pessoas LGBTI+ e pessoas acima dos 45 anos, usualmente preteridos em programas de seleção.

>> Além da Magazine Luiza, Bayer também abre programa de trainee com exclusividade para negros; salários são de R$ 6,9 mil

Para Antonietta, a força e as peculiaridades de cada País se refletem nas características do seu povo e na sua cultura. "O Brasil é composto por várias etnias, histórias e uma imensa diversidade cultural. Não somente devemos valorizar essa riqueza, mas sobretudo buscarmos o equilíbrio social. Nesse sentido, o mundo empresarial pode contribuir muito, não somente com políticas internas, mas também estimulando novas iniciativas e a reflexão na sociedade. Por isso, estamos muito orgulhosos de participar desse evento e gerar network, trocar experiências, estimular conhecimento e, sobretudo, dar a oportunidade a jovens estudantes negros e negras de expressar o próprio talento", salientou.

>> Felippe Pessoa: Saiba como participar dos programas de trainee de grandes empresas e entenda como a seleção de trainees 2021 do Magazine Luiza movimentou o mercado

Ainda que representem 55,8% da população brasileira, pessoas negras ocupam menos de 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do País, de acordo com a pesquisa do Instituto Ethos divulgada em 2016. Números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) também aponta que mulheres negras fazem parte do maior grupo populacional no Brasil (25,3%), mas acabam ocupando apenas 0,4% dos altos cargos nas empresas. No que tange às mulheres, além da questão da raça, o machismo acaba também interferindo na ocupação de altos cargos em empresas.

Afro Presença

O Movimento Afro Presença tem como um dos principais objetivos o combate a discriminação racial nas relações de trabalho e a valorização das diversidades raciais nos espaços empresariais, na tentativa de reduzir as desigualdades raciais no campo econômico, social, político e cultural. O Pacto Global Onu foi envolvido no movimento para trabalhar a redução das desigualdades do setor privado.

Ao elaborar o projeto, o MPT fez várias considerações para o pacto, dentre elas, a seguridade da participação popular negra em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, com adoção de programas e políticas de ação afirmativa; igualdade de oportunidades lograda mediante adoção de políticas e programas de formação profissional, de emprego e de geração de renda voltados para a população negra, visando promover igualdade de oportunidades na esfera da administração pública.

Serviço

O evento com duração de três dias terá o dia repleto de programações, da abertura, às 9h, ao encerramento, às 21h. A atriz e apresentadora Camila Pitanga e a idealizadora do projeto Banco de Talentos Negros serão uma das painelistas do evento.

Para se inscrever, é só acessar o site do Movimento Afro Presença (clicando aqui). O evento teve início nesta quarta-feira (30) e segue até a sexta-feira (2).

Comentários

Últimas notícias