TECNOLOGIA

Porto Digital e Microsoft oferecem atividades gratuitas para alunas do ensino médio

A iniciativa MINAs nas Escolas é uma realização do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/11/2020 às 14:55 | Atualizado em 04/11/2020 às 14:59
Foto: Divulgação/Porto Digital
Vista aérea do Porto Digital, no Recife - FOTO: Foto: Divulgação/Porto Digital

Até o dia 13 de novembro, o Porto Digital e a Microsoft Brasil recebem, virtualmente, alunas do ensino médio para participar de uma série de eventos online com facilitadoras mulheres e temas relacionados às questões de gênero, tecnologia, carreira e economia criativa. A iniciativa MINAs nas Escolas é uma realização do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs) do Porto Digital e chega a sua segunda edição.

A curadoria de todo o conteúdo dos painéis e workshops foi feita em conjunto com a Microsoft Brasil, que irá oferecer um painel sobre mulheres e tecnologia e dois workshops sobre “Power Bi” e Codificação.

Toda a programação acontecerá entre os dias 03/11 e 13/11, no dia informado, entre 18h30 e 20h. O acesso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo link https://www.bit.ly/MINAsnasEscolas2. 


Confira a programação:


Semana 1 - Carreiras do futuro: por onde começar?

De 3 a 5 de novembro

 

04/11: Palestra "Indústria 4.0: o que esperam de profissionais do futuro?" às 18h30 no Youtube do Porto Digital (Com intérprete de libras)

A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos” (Schwab). É, portanto, uma mudança de paradigma, não apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico. O mundo segue se transformando e isso não diz respeito apenas às máquinas e à produção industrial, há um agente fundamental nesta transformação: os seres humanos. Para lançar esse olhar humanizado ao desenvolvimento tecnológico, realizaremos uma análise de panorama do conceito da indústria 4.0 e a sua aplicação no mercado, ofertas e oportunidades de trabalho.

 

Facilitadora: Eduarda Motta - Bacharela em Relações Internacionais com mobilidade internacional em ciência política, faz MBA em Digital Strategy. É consultora de qualificação no CESAR School, professora do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Porto Digital e consultora de negócios.


05/11: Palestra "Fit Cultural: a empresa que você trabalhar pode ser a sua cara (ou não)!" às 18h30 no Youtube do Porto Digital (Com intérprete de libras)

Palestra sobre orientação de carreira e autoconhecimento para desenhar o futuro profissional.

 

Facilitadora: Karol Branco - Recifense, animada, adora aprender coisas novas, viajar e cozinhar e ama GENTE!. Co - fundadora da RECRUT.AI, trabalhou durante a carreira em multinacionais com foco em processo e modelo de gestão e construção de times!

 

Semana 2 - Mão na massa para se destacar!

De 9 a 13 de novembro


09/11: Workshop de Propósito para futuras empreendedoras, às 18h30 no Microsoft Teams

Um workshop para empoderar meninas e mulheres que tenham boas ideias e desejam transformar em negócios. Como começar? Quais os primeiros passos? O que pode facilitar? E o que não pode faltar? Traz a sua ideia e vamos construir juntas.

Facilitadora: Manoela Dubeux - Psicóloga, MBA em Gestão Estratégica pela FGV, +10 anos de mercado corporativo atuando no desenvolvimento de líderes, Empreendedora, Fundadora e CEO da startup POWER | Empreendedorismo Feminino: somos um hub que desenvolve negócios de mulheres criativas e autorais.


11/11: Oficina Conhecendo o Power BI e como criar painéis mais atrativos, às 18h30 no Microsoft Teams

A ferramenta Microsoft Power BI é a nova queridinha entre muitas empresas para demonstrar os dados de uma maneira mais dinâmica e atraente. Aproveite essa oportunidade para conhecê-la e fazer apresentações mais interessantes.

Facilitadora: Camila de Macena Ribeiro - Consultora Azure Cloud & AI na empresa Microsoft, trabalha com Business Intelligence há 10 anos e atualmente atua no setor público

 
13/11: Oficina "Code like a girl" às 18h30 no Microsoft teams

Você sabia que a primeira pessoa no mundo criou que escreveu uma linha de código foi uma garota? Ada Lovelace é a mãe da programação e, nesta oficina, vamos criar um site em sua homenagem. No final da oficina, você terá aprendido sobre programação para web e terá um site 100% GIRL POWER!

Facilitadora: Cynthia Zanoni - Líder de Developer Relations na Microsoft para América Latina e coordena o pilar de mulheres na Microsoft Brasil (Women at Microsoft). Desenvolvedora de Software com mais de 10 anos de experiência em tecnologias Open Source e Acessibilidade, é fundadora da WoMakersCode - uma comunidade global focada em ajudar, inspirar e capacitar ainda mais mulheres em tecnologia que as ajuda a ganhar oportunidades de emprego, por exemplo, e foi reconhecida pela Mozilla Foundation (2016) como uma das mulheres técnicas mais influentes da América Latina, no apoio à diversidade e inclusão.

 

Comentários

Últimas notícias