INFRAESTRUTURA

Nordeste ganhará "corredor verde" para veículos elétricos que irá conectar Salvador a Natal

O projeto é da Neonergia, empresa dona da Celpe. Será construído um corredor no qual os veículos elétricos poderão ser abastecidos entre Salvador e Natal, passando por Recife, Aracaju, Maceió e João Pessoa

Angela Fernanda Belfort
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Angela Fernanda Belfort
Publicado em 09/12/2020 às 19:52
CRISFRAGA DIVULGAÇÃO NEOENERGIA
ELETROPOSTO Veículos elétricos e híbridos serão abastecidos com a energia do Sistema Interligado Nacional - FOTO: CRISFRAGA DIVULGAÇÃO NEOENERGIA
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O futuro da energia deu mais um passo nesta quarta-feira (9). O CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, anunciou que a região terá o seu primeiro corredor de mobilidade elétrica a ser implantado pela empresa, dono da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O "corredor verde" vai ter 1.100 Km de extensão, conectando as capitais de Salvador (BA) a Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Serão 18 postos de abastecimento nas rodovias que ligam esses Estados, como a BR-101, e em algumas áreas urbanas dessas cidades. A expectativa é de que o projeto saia do papel no final do primeiro semestre de 2021. 

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Segundo Mário, a iniciativa faz parte de um processo de descarbonização da economia e vai estimular a utilização de carros elétricos e híbridos (que funcionam com combustível ou com energia elétrica). "A nossa intenção é contribuir para chegar em 2030 com as metas de redução de carbono cumpridas. Se isso não for cumprido, as consequências para 2050 serão irreversíveis", afirmou. As informações sobre o corredor verde foram divulgadas ontem num live intitulada Descarbonização e Energia Limpa: O caminho para um planeta sustentável e foi realizada na tarde desta quarta-feira pelo Valor Econômico com o patrocínio da Neoenergia.

"Começamos a falar de mudar a fonte de energia por causa das mudanças climáticas há 20 anos", comentou Mario, acrescentando que a Iberdrola quer chegar a 2050 com zero de emissão de carbono. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu metas de redução de carbono para 2030 como uma forma de freiar o aquecimento global, que está provocando o aumento da temperatura. Um dos maiores emissores de gás carbônico - que contribuem para o aquecimento - é o setor de transporte com a queima de combustível fóssil, como a gasolina e o diesel. O carro elétrico não vai jogar gás carbônico na atmosfera. Ou seja, é ambientalmente mais amigável.

"A energia mais limpa é aquela que não se utiliza e não se faz intervenção no meio ambiente (para produzi-la). Tem que ter eficiência energética para diminuir o custo da energia", comentou Mario. Ainda na live, Mario afirmou que a arrecadação tributária é um "gargalo" no preço da energia e que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de luz é um "financiamento" ao governo. O ICMS é arrecadado pelos governos estaduais.


A primeira etapa da implantação do "corredor verde" foi iniciada este mês em Salvador com a avaliação de desempenho de seis carros elétricos e híbridos em rotas urbanas, observando a autonomia dos veículos e o desempenho. Experimentalmente, os veículos estão circulando em Salvador. Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021, de acordo com informações da Neoenergia.

O corredor vai possibilitar o uso desses veículos em viagens ligando os seis Estados do Nordeste citados acima. Dos 18 pontos de recarga, 12 serão no formato SuperChargers, a serem localizados nas estradas que ligam as seis capitais, permitindo uma carga rápida de 30 minutos em dois carros simultaneamente. O restante dos eletropostos é do tipo Wallbox, que podem dar uma carga média, e vão estar instalados em áreas urbanas e shoppings com a capacidade de abastecer um veículo de cada vez.

Nos eletropostos, os veículos serão abastecidos com a energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), mas a intenção da empresa é aumentar a quantidade de energia renovável que será destinada ao abastecimento dos veículos. Uma parte da energia do Brasil ainda vem das termelétricas que queimam combustível fóssil, principalmente em momentos com o atual em que os reservatórios das principais hidrelétricas do País estão com pouca água armazenada.

O Corredor Verde é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, sendo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Junto com a estrutura física, será criado também um aplicativo no qual os motoristas poderão visualizar informações, como se o veículo está na reserva, a localização das estações e até o pagamento da energia usada no abastecimento. “O nosso objetivo é tornar o Corredor Verde comercialmente viável, por isso o nosso projeto abarca modelos de negócios que contemplem isso enquanto promove iniciativas sustentáveis para todos”, revelou o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Brito. A empresa também está partindo na frente de um mercado que vai chegar: o abastecimento elétrico dos veículos. 

FROTA

A Neoenergia passou a contar com a sua própria frota de veículos movidos a eletricidade para uso em atividades administrativas com carregadores elétricos em todas as bases regionais e administrativas da empresa, espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A empresa já tem experiência com eletropostos também em Fernando de Noronha.

A companhia atua em 18 Estados com negócios nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. Além da Celpe, a companhia tem outras distribuidoras como a Coelba, na Bahia; a Cosern, no Rio Grande do Norte; e a Elektro, que atua em São Paulo e Mato Grosso do Sul. O grupo tem mais de 14 milhões de clientes, correspondendo a uma população superior a 34 milhões de pessoas. As ações da Neoenergia são divididas da seguinte forma: 51,04% é da Iberdrola, 30,29 pertencem ao Previ e 18,67% são ações que circulam no mercado.

 


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