PANDEMIA

Bares e restaurantes terão de limitar capacidade de atendimento para até 300 pessoas em Pernambuco

Medida complementa determinação que restringe atendimento a 70% da capacidade nesses estabelecimentos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/12/2020 às 17:31 | Atualizado em 17/12/2020 às 19:35
ANDREA RÊGO BARROS/ARQUIVOPCR
Bastante prejudicado pela pandemia do novo coronavírus em 2020, o setor de serviços poderá funcionar parcialmente a partir de agora - FOTO: ANDREA RÊGO BARROS/ARQUIVOPCR

A partir deste sábado (19), os serviços de alimentação, a exemplo de bares e restaurantes, deverão aplicar maiores restrições no atendimento. Por determinação do governo de Pernambuco, além de limitar a capacidade a 70%, esses estabelecimentos agora deverão cumprir um teto de lotação, não ultrapassando o total de 300 pessoas. 

A medida foi anunciada na tarde desta quinta-feira (17) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach. Em Pernambuco, bares e restaurantes não tiveram as atividades interrompidas desde o começo da implementação do Plano de Convivência com a Covid-19, mas com o recrudescimento dos casos, já fora determinado a restrição do horário de funcionamento, até as 20h, nos próximos dia 24 e 31 de dezembro, respectivamente, véspera de Natal e réveillon. 

"Estamos limitando a capacidade de bares e restaurantes para no máximo 300 pessoas. Essas atividades já têm restringida a capacidade para até 70%. Porém, em dialogo com o setor, tomamos medidas de controle, estabelecendo que além de 70% da capacidade, será preciso cumprir um teto máximo de 300 pessoas por estabelecimento", afirmou o secretário. 

Em virtude das proibições de grandes eventos, Pernambuco vinha ao longo dos últimos meses ganhando novos estabelecimentos com configuração de serviços de alimentação, oferecendo entretenimento com atrações musicais e mantendo o público acomodado em mesas e cadeiras.

Na semana passada, o governo do Estado havia proibido a realização de shows e festas em todo o Estado, com cobrança de ingresso ou não, independentemente do número de participantes. A proibição inclui até mesmo festas de réveillon. Dando prosseguimento a essa medida, o governo também estendeu essa proibição até o Carnaval. Com isso, fica suspensa a festividade em 2021, até mesmo a realização de prévias, sejam públicas ou privadas. 

"Já anunciamos que até o fim do ano proibimos festas e show. Hoje anunciamos que essa medida vai se estender até o Carnaval, não sendo permitido nenhum evento, show ou mesmo prévia e festividades de Carnaval, seja pública ou privada. São exatamente esses eventos os maiores potencializadores de contaminação", frisou Schwambach. 

Para o presidente da Abrasel-PE, André Araújo, as medidas visam atingir casas de eventos que conseguiram alvará para funcionar como bares e restaurantes e que vinham extrapolando o limite permitido. “Até porque, mesmo operando com 70% de sua capacidade, os estabelecimentos que são de fato bares e restaurantes, em sua absoluta maioria, têm menos de 300 lugares”, diz. Segundo ele, o secretário Bruno Schwambach buscou dialogar com o setor e explicar a situação antes do anúncio da medida.

Casos de covid-19

Segundo o governo, nesta que é a semana de número 50, houve um crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), completando uma tendência de quatro semanas seguidas de alta. Em relação à semana 49, houve um aumento de 2,5% no número de casos (+ 727) e 9,8% em 15 dias.

Nesta quinta-feira, Pernambuco registrou 1.646 novos casos de covid-19, totalizando 203.497. O número de mortes já chega a 9.361, sendo 22 confirmadas hoje. 

Comentários

Últimas notícias