
Matéria atualizada às 18h30
O nome das cinco startups selecionadas pelo Centro de Inovação da UNINASSAU - Overdrives e pela NE Capital para participar do programa de aceleração Pontes Overdrives foi divulgado nesta terça-feira (22). Juntas, as empresas terão até R$ 800 mil de apoio financeiro. As startups escolhidas foram: Whywaste, Afarma, Scamb, Bota na Rifa e Bhave.
Por meio da Pontes Overdrives, que soma os dois grupos empresariais, cada startup receberá R$ 160 mil de apoio financeiro por um clico de seis meses de aceleração, que poderá ser estendido por mais seis meses. O diretor da Overdrives, Luiz Gomes, comentou o potencial das selecionadas. “Todas as escolhidas têm projetos maduros e com grande possibilidade de contribuição para a sociedade. Vamos trabalhar juntos no desenvolvimento dos negócios, viabilizando novos contatos e investimentos adequados”.

O presidente do Ser Educacional, grupo mantenedor da Overdrives, Jânyo Janguiê Diniz, comentou o investimento. “Com o aporte e a aceleração, as empresas poderão desenvolver seus projetos com suporte significativo nos próximos meses. A parceria com a NE Capital, do Grupo JCPM, também vai potencializar a possibilidade de conexões, negócios e crescimento". De acordo com Janguiê, o objetivo é que os recursos sejam usados para terminar de desenvolver os produtos das startups e deixá-los prontos para o mercado. O presidente do Ser Educacional avaliou a parceria com o Grupo JCPM "Foi interessante fazer esse trabalho com outra empresa que avalia e principalmente conhece muito da sua área de atuação".
Janguiê conta que o programa de aceleração foi desenvolvido para ser o centro de inovação do grupo Ser Educacional. "Um dos projetos é o de aceleração de empresas. Buscamos por projetos inovadores com potencial de transformar o mercado em sua área de inovação. A expectativa é que essas empresas que estão sendo aceleradas estejam prontas para transformar o seu mercado e ter um crescimento robusto e sustentável", finalizou.

O gerente de Inovação do Grupo JCPM, empresa da qual a NE Capital faz parte, Sérgio Barreto, conta que o potencial das empresas foi levado em consideração durante a seleção. "Não tínhamos um perfil específico, o foco foi a diversificação dos negócios do grupo. Buscamos por empresas que tivessem a capacidade de crescer". Barreto destacou a importância de atrair ideias de todo o País. "Esse é o nosso primeiro experimento, que já se mostra com grande potencial. Conseguimos rapidamente entrar em contato e ouvir empresas de diversas regiões do país. Observamos que o Brasil tem um grande volume de empreendedores, com muitas boas ideias".
Para Sérgio, o apoio vai além da questão financeira. "Apesar de oferecermos suporte do ponto de vista financeiro, ele não é o principal. As empresas também receberão um aporte de conhecimento na área dos negócios, mercado, experiência com executivos e mentoria do grupo JCPM e Ser Educacional, o que pode ser fundamental para que elas cresçam e tenham sucesso", completou. O gestor avaliou que, futuramente, o Grupo também poderá buscar outras startups que possam atuar de forma mais sinérgica com os negócios da área de atuação do JCPM, como a comunicação e shoppings centers.
- Saiba como acessar guia digital do Centro do Recife desenvolvido por startup pernambucana
- Saiba o que diz projeto do governo que promete 'destravar' setor de startups
- Especializada em tecnologia do transporte, startup pernambucana Fusion é comprada pela Praxio
- Câmara aprova texto-base de marco legal das startups
- Marco Legal estimula negócio das startups mas ainda tem desafios tributários e fiscais
Conheça as empresas selecionadas e suas áreas de atuação:
Whywaste (RJ) - Sistema capaz de monitorar o vencimento dos produtos de um mercado, diminuindo o volume de alimentos descartados por prazo de validade;
aFarma (RJ) - Plataforma que simplifica o processo de retirada de medicamentos subsidiados pelo governo por meio das farmácias populares;
Scamb (SP) - Plataforma para compra e venda de produtos usados, atualmente focada em artigos do vestuário feminino, mas com projeção de crescimento para outras categorias;
Bota na Rifa (PE) - Sistema de gestão de rifas on-line;
BHave (PE) - Plataforma para suportar a atuação profissional de psicólogos que tratam paciente com autismo, utilizando a metodologia ABA (Análise do Comportamento Aplicada - em português).



Comentários