RECEITA FEDERAL

Governo lança Carnê-Leão Web para pagamentos de imposto de renda; veja como funciona

Carnê permite o recolhimento mensal obrigatório de imposto de renda para quem recebe pagamentos, não retidos na fonte, de pessoas físicas

JC
JC
Publicado em 03/02/2021 às 9:29
Notícia
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
NÚMEROS No acumulado do ano até fevereiro, a arrecadação também é um recorde para o primeiro bimestre - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Desde a última segunda-feira (1º) os contribuintes de todo o País passaram a preencher o Carnê-Leão através do site da Receita Federal. O carnê permite o recolhimento mensal obrigatório de imposto de renda para quem recebe pagamentos, não retidos na fonte, de pessoas físicas. Aluguel, pensão alimentícia ou pagamentos por serviços do trabalhador autônomo são alguns exemplos. 

Até o ano passado, o contribuinte só conseguia preencher o documento e calcular o valor do imposto a pagar após baixar o programa do Carne-Leão em seu computador, agora, no entanto, o procedimento foi simplificado.

O ambiente web já pode ser utilizado para as rendas recebidas a partir de 2021, e até o final de dezembro deste ano, estão previstas novas funcionalidades, como a exportação dos dados para a DIRPF/2022, assim como a possibilidade de impressão dos demonstrativos. 

Passo a passo

Para preencher o documento e calcular o valor do imposto, realize os passos abaixo:

1 - Acesse o Carnê-Leão Web no Centro de Atendimento Virtual (Portal e-CAC) da Receita Federal;

2 - Entre no sistema com login e senha;

3 - Procure pelo ambiente "Meu Imposto de Renda";

4 - Clique em "Declaração", e por fim, clique em "Acessar carnê-leão".

Comentários

Últimas notícias