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Pix apresenta instabilidade na tarde desta quinta-feira (11)

Usuários de alguns bancos relataram dificuldades para fazer transações no início da tarde desta quinta-feira (11)

JC
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JC
Publicado em 11/02/2021 às 18:15
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix é o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
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A plataforma eletrônica de transferência rápida de valores, o Pix, do Banco Central, apresentou instabilidades na tarde desta quinta-feira (11). Usuários relataram pelas redes sociais dificuldades para fazer transferências no início da tarde. A falha afetou clientes de diversos bancos, como Nubank, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Inter. O Banco Central, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O Nubank postou uma mensagem relatando lentidão nas transferências. A maior possibilidade é de que o sistema tenha sofrido instabilidade por sobrecarga, afetando alguns clientes. Os bancos estão orientando os clientes a repetir a transferência mais tarde. Em meio à instabilidade, quem conseguiu concluir a transação notou uma demora de mais de uma hora para serem confirmadas – o normal é até 10 segundos.

Twitter/Reprodução
Usuários relataram problemas - Twitter/Reprodução

No último balanço divulgado sobre a ferramenta, o Banco Central informou que o Pix atingiu a marca das 100 milhões de chaves cadastradas. O serviço é gratuito para pessoas físicas nas operações de transferência e de compra. Cada conta de pessoa física pode ter até cinco chaves vinculadas. No caso de pessoa jurídica, o máximo é de 20 chaves por conta. 

BOA ACEITAÇÃO DO PIX

Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre consumidores, em parceria com o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), mostra que 94% das pessoas estão satisfeitas ou muito satisfeitas com o Pix e 80% acreditam que ele é seguro.

Dos 835 participantes do levantamento, 77% responderam que já se cadastraram no Pix, 19% irão depois e 4% não pretendem ingressar Entre os que não aderiram, 50% não sentiram necessidade e 26% não tiveram tempo.

Essa é a terceira etapa da pesquisa, que foi realizada online com pessoas de todas as regiões do País. Agora, 95% dos participantes afirmaram saber do que se trata o Pix, enquanto no primeiro levantamento, apenas 77% alegaram ter conhecimento.

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TWITTER Usuários relataram problemas com o Pix através das redes - FOTO:TWITTER/REPRODUÇÃO

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