covid-19

Coronavírus: Fernando de Noronha prorroga prazo para carros elétricos

Devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o prazo para apresentação do documento da compra do veículo foi prorrogado em 90 dias

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 01/04/2020 às 14:51 | Atualizado em 01/04/2020 às 15:53
Foto: divulgação
Sancionada lei conhecida como Carbono Zero que torna Noronha o primeiro lugar no Brasil a banir carros a combustão - FOTO: Foto: divulgação

Em decorrência decreto que regulamenta o Estado para o enfrentamento emergencial de saúde pública e importância nacional em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a regulamentação Noronha Carbono Zero que proíbe, a partir de 2022, a entrada de carros que emitem dióxido de carbono (movidos a gasolina, álcool e óleo diesel) no arquipélago, foi prorrogado por mais 90 dias.

>> Apenas carros elétricos entram em Fernando de Noronha a partir de 2022

A regulamentação que só permite a circulação de transportes elétricos no arquipélago, o torna o primeiro lugar no Brasil a banir carros a combustão.

A apresentação do documento que comprova a compra do veículo elétrico por meio de apresentação da nota fiscal dos 100 primeiros classificados encerrou prazo de 180 dias na última terça-feira, 31 de março. Sendo assim, em decorrência da pandemia do covid-19, foi estabelecido um prazo de mais 90 dias para que seja comprovado a compra do veículo elétrico.

>> Paulo Câmara assina decreto proibindo carros movidos a combustível em Noronha

Para quem já apresentou o documento e ainda não retirou a declaração, será prorrogado um novo prazo estabelecido pelo Controle de Veículos e Embarcações (CVE), após a pandemia do coronavírus.

Carros elétricos

Nesse primeiro momento, a administração vai conceder 130 autorizações ecológicas para quem quiser obter um veículo nas especificações ambientalmente corretas. Sendo 100 para pessoas físicas e 30 para pessoas jurídicas. Os critérios para liberação das autorizações estarão no decreto.

Os interessados vão ter um prazo de entrega da documentação entre os dias 10 de junho a 10 de julho, no Controle de Veículos e Embarcações (CVE), no Palácio São Miguel. Após este período, será divulgada a lista com os nomes contemplados.

"O nosso objetivo é zerar a emissão do carbono na ilha até 2030, conforme as premissas do Noronha + 20, que são regidas pela sustentabilidade em diversas áreas da gestão pública. Noronha Carbono Zero, através dos carros elétricos, é apenas o início de novas opções sustentáveis para a mobilidade e a matriz energética da ilha”, explica o administrador da Ilha, Guilherme Rocha.

Parceria

Por conta das normas, a administração firmou parceria com a Renault Brasil para a implantação dos carros elétricos na ilha. 

Foram cedidos pela Renault Brasil seis automóveis, de três modelos, Zoe (três), Twizy (dois) Kangoo (um), e quatro carregadores para uso oficial da Administração Distrital em regime de comodato. Os veículos têm autonomia que variam de 100 a 300 quilômetros, dependendo do modelo, com recarga das baterias que duram em média 1h40 para atingir 80% carga total.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil visando trazer soluções de mobilidade sustentável. Para nós é uma honra estarmos presentes em Fernando de Noronha, que é um símbolo de preservação ambiental no Brasil e no mundo”, conta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Comentários

Últimas notícias