Legislativo

Empresas poderão parcelar o pagamento do ICMS sem arcar com multa

Projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Paulo Câmara antes de entrar em vigor

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 22/04/2021 às 19:11 | Atualizado em 22/04/2021 às 19:13
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nesta quinta-feira (22) em segunda votação, o projeto de lei complementar que permite a redução de multas e juros no parcelamento do ICMS para empresas beneficiadas pelo Proind - Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco. O próximo passo é a sanção do governador Paulo Câmara (PSB) para depois entrar em vigor.

O consultor jurídico da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Humberto Vieira de Melo, explica que as empresas eram obrigadas a pagar o ICMS à vista em janeiro ou dividido em seis parcelas. “A dificuldade era que no caso do pagamento parcelado, a Secretaria da Fazenda aplicava uma multa de 15%. A Fiepe solicitou à mudança a Secretaria Estadual da Fazenda e o pleito foi levado ao Confaz, que autorizou o Estado a excluir a multa”, diz.

O Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind) é destinado à concessão de créditos presumidos de ICMS, que variam de 75% a 95%, às indústrias do estado.

Instituído através do Decreto Estadual nº 44.766/2017, publicado em julho de 2017, o Proind é concedido à empresa como um todo e não a uma linha de produtos específica, com a necessidade de análise de projetos, como acontece no caso do Prodepe.

Tags

Autor