PARCERIAS

Não é "terceirização pura e simples"; empresário explica possibilidade de privatização de parques do Recife

Presidente do Movimento Pró-Pernambuco, Avelar Loureiro, acredita que a gestão privada dos parques pode levar a prefeitura a ter mais recursos para gastar com saúde, segurança e educação

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 06/05/2021 às 10:54 | Atualizado em 06/05/2021 às 12:06
Notícia
X

O presidente do Movimento Pró-Pernambuco, Avelar Loureiro, elogiou na manhã desta quinta-feira (6) a iniciativa da Prefeitura do Recife de ceder a gestão de alguns parques do Recife para a iniciativa privada. "As Parcerias Público Privadas (PPPs) têm a finalidade de aliviar o Estado brasileiro de um modo geral para investir em áreas como segurança, educação e saúde", defendeu, no programa Passando a Limpo, do radialista Geraldo Freire.

>> Parque da Jaqueira e outros espaços do Recife estão em estudo que analisa, entre outras possibilidades, gestão privada

O empresário citou também que o que está sendo proposto não é uma "terceirização pura e simples", mas gastar menos com esses equipamentos, permitindo que a empresa que fosse explorar o empreendimento gere recursos. Ele citou como exemplo o Parque da Jaqueira, no qual a Prefeitura do Recife gasta com vigilância e conservação. "A empresa faria algo para rentabilizar essa exploração, expondo a marca da empresa (gestora do parque)", comentou.

Para o empresário, a empresa que for explorar os parques rentabilizaria a sua operação com merchandising e passaria a cuidar daquele espaço para a sociedade. Ele citou como exemplo as redes sociais que o usuário não paga para usar, mas as companhias donas das redes sociais se rentabilizam com a venda de propagandas. "A prefeitura vai fazer algo parecido para rentabilizar", comentou.

A cobrança de ingresso para frequentar esses espaços públicos é uma medida extremamente impopular. Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura do Recife anunciou um acordo com o Instituto Semeia, de São Paulo, para estudar formato de gestão dos seguintes parques e áreas verdes da cidade: Parque do Capibaribe, Parque do Caiara, Parque Dona Lindu, Parque das Esculturas, Parque da Jaqueira, Parque do Jiquiá, Parque da Macaxeira, Sítio da Trindade e Jardim Botânico.

Ainda na entrevista, também se comentou as pichações do Recife e a falta de preservação de algumas áreas da cidade, com o radialista Geraldo Freire citando as pichações do Centro do Recife e o abandono do Parque das Esculturas, em frente ao Marco Zero. Ele também argumentou que a sociedade tem que "ajudar na preservação e fiscalização dos espaços públicos". 

Tags

Autor