Garrafas pets viram ferramenta para gerar renda para mulheres em Brasília Teimosa
Iniciativa do grupo Mulheres Que Geram Renda busca empoderar e promover a independência financeira para elas
É na Zona Sul do Recife, no bairro de Brasília Teimosa, que a educadora popular Carol Patrícia se fortalece no grupo Mulheres Que Geram Renda. Junto a ela, outras mulheres que buscam a independência financeira vão chegando e fazendo parte de uma grande rede de empreendedorismo feminino. E é na produção e venda de vassouras de garrafas pet que elas vão entrelaçando os fios de plástico e tornando o desejo de ter sua própria renda cada vez mais real.
“A gente trabalha no bairro há 38 anos, dentro da ONG Turma do Flau e fomos procuradas em 2018 pela Marcha Mundial das Mulheres para que a gente fizesse reuniões para falar de empoderamento feminino e formar um núcleo aqui em Brasília Teimosa. Hoje, temos a fabricação de vassoura de garrafa pet, que é o nosso principal trabalho, para gerar renda para as mulheres. Também temos aula de artesanato, de yoga, reuniões para discussões políticas e um sítio onde realizamos o plantio de hortaliças”, detalha Carol.
Leia também:
>>Grife pernambucana que começou com cinco costureiras hoje vende para todo o Brasil
>>Empreendedora de Poção muda de vida produzindo e exportando renda renascença
>>Em Caruaru, empreendedora cria primeiro salão especializado em cabelos crespos e cacheados
>>Fotógrafa troca lentes pela gastronomia e faz sucesso com pratos típicos
A cada duas vassouras produzidas pelo grupo, o dinheiro da venda de uma delas fica para quem produziu e o lucro da outra volta para o coletivo, para manutenção e compra de materiais. É assim, de forma coletiva, que as mulheres de Brasília Teimosa vão contando sua história.
Assista a reportagem completa: