concurso

Ceará anuncia concursos com 2.870 vagas para polícias Militar e Civil e Perícia Forense

Além disso, outras 204 vagas serão preenchidas para reforço no Corpo de Bombeiros Militares do Estado, que serão ocupadas por aprovados no último concurso realizado pelo órgão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 17/05/2021 às 16:22 | Atualizado em 17/05/2021 às 16:48
Notícia
X

Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda-feira (17), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou concursos para a contratação de 2.870 novos profissionais a serem distribuídos entre a Polícia Civil, Polícia Militar e também na Perícia Forense do Estado (Pefoce). Além disso, outras 204 vagas serão preenchidas para reforço no Corpo de Bombeiros Militares do Estado, que serão ocupadas por aprovados no último concurso realizado pelo órgão.

De acordo com o governador até o fim desta semana será divulgado edital completo da seleção de 170 profissionais para Pefoce e 500 para Polícia Civil. Espera-se que até o mês de junho seja divulgado um terceiro edital com 2.200 vagas para atuação na Polícia Militar do Ceará, entre 2.000 praças e 200 oficiais.

As leis que autorizam a realização dos concursos, bem como a convocação para os Bombeiros foram sancionadas ao vivo durante a transmissão do governador. A divulgação da empresa responsável por esta seleção também será divulgado até o fim desta semana. 


O secretário de segurança pública e defesa social do Ceará, Sandro Caron, pontuou ainda que as 170 vagas destinadas a Pefoce representam a maior seleção da entidade até então, correspondendo a um acréscimo de 40% do efetivo da atual equipe. O secretário agradeceu os investimentos na seleção, capacitação e valorização dos profissionais de segurança pública e frisou: "Teremos com toda certeza uma melhora muito grande nos serviços prestados pelo sistema de segurança do Estado".

Descentralização da segurança pública no Ceará

As novas seleções e convocação de profissionais faz parte do projeto de descentralização dos efetivos das forças de segurança pelas regiões do Estado. “Precisamos cada vez mais fortalecer, descentralizar e aumentar o efetivo dos profissionais”, conforme defendeu o governador. Assim, associadas aos concursos, irão ocorrer ainda este ano a inauguração de novas bases das forças policias do Ceará.

Para expandir a atuação da Pefoce no Estado, Camilo destacou que até o fim de 2021 será inaugurada duas novas bases da entidade, uma na cidade de Crateús e outra em Itapipoca. Outra ação prevista para este ano é a inauguração de uma sede do Centro Integrado de Operações e Emergências (CIOPEs) na região de Quixadá.

Estão previstas ainda a montagem de novos batalhões do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que segundo Camilo, já estão presentes em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes e em breve devem atender todos as cidades com população a partir de 30 mil habitantes.

"Temos ainda a inauguração da Delegacia Regional do Cariri que está em fase final de licitação e ainda a expansão das delegacias da Polícia Civil", completou Camilo, pontuando a implementação de tais reforços na segurança pública até o fim de 2022.

Veja o anúncio completo dos novos concursos públicos no Ceará

 

Tags

Autor