Pandemia

Mesmo sem barraqueiros, banhistas se aglomeraram nas praias de Boa Viagem e do Pina neste domingo (23)

Governo de Pernambuco prorrogou pela segunda vez as medidas restritivas, na tentativa de controlar o avanço da covid-19. Movimento maior na praia mostra que a população está arrefecendo nos cuidados, mesmo com os casos aumentando

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 23/05/2021 às 13:38 | Atualizado em 23/05/2021 às 14:13
Notícia
X

Quem circulou pelas praias de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife, neste domingo (23), teve a falsa impressão de que a pandemia da covid-19 já acabou. Sem máscaras, sem distanciamento social e organizados em grupos, banhistas se aglomeraram. O movimento neste final de semana foi maior do que o observado nos anteriores. Na quinta-feira (20), o Governo de Pernambuco anunciou pela segunda vez a prorrogação das medidas restritivas, que vão se estender até o dia 6 de junho, na tentativa de conter o avanço da covid-19. 

No caso dos barraqueiros de praia, a prorrogação das restrições significa que eles continuam proibidos de comercializar seus produtos nos finais de semana e feriados. O funcionamento das barracas só é permitido se segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A ideia é evitar aglomerações nos finais de semana, embora o sábado e domingo sejam os melhores dias de vendas para os comerciantes. 

O problema é que mesmo sem os barraqueiros, a população decidiu ir às praias. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara permite que os banhistas frequentem a praia, mas desde que não seja em grupos e que não provoquem aglomerações. Não foi isso o que se viu neste domingo. No Pina, a praia estava cheia de bicicletas, tinha jogos de futebol e de vôlei, ambulantes circulando, grupos sentados na areia e muita aglomeração. 

Situação ainda não é tranquila

Nas frequentes coletivas realizadas pelo Governo de Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, André Longo, vem reforçando a necessidade de alertar a população sobre os protocolos sanitários, lembrando que não é o momento de se descuidar. O Estado ainda tem uma alta taxa de ocupação das UTIs no limite e um número alto de casos num momento em que surgem novas variantes do vírus.

Leia também: Covid-19: Governo de Pernambuco decide prorrogar medidas restritivas

Leia também: Praias em Pernambuco continuam sem presença de barraqueiros nos finais de semana

Leia tambémBarraqueiros das praias querem trabalhar nos fins de semana e planejam mobilização contra restrições do governo de Pernambuco

Tags

Autor