Concurso

Polícia Militar de Minas Gerais abre concurso com mais de 1.800 vagas

Segundo o comandante da PMMG, o edital terá duração curta e deve ser encerrado até o final do ano, para que os cursos de formação comecem já no início de 2022

Luisa Farias
Luisa Farias
Publicado em 08/06/2021 às 10:04
Notícia
Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
O último concurso da corporação foi realizado em 2019 - FOTO: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
Leitura:

O Governo de Minas Gerais autorizou a abertura de um novo concurso para a Polícia Militar do estado, com mais de 1.884 vagas. O anúncio foi feito pelo comandante da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues em live realizada nessa segunda-feira (7) no canal da corporação no Youtube. 

"Nessa semana que a Polícia Militar completa 246 anos, o Governo do Estado, depois de todo um protocolo de análise, de decisões, ele concedeu para nós a autorização para nós abrirmos novos concursos", afirmou o coronel.

Do total de vagas, serão 120 para Curso de Formação de Oficiais (CFO), 30 para médicos, 84 para especialistas, 730 para soldados para Região Metropolitana de Belo Horizonte e 920 para soldados do interior.

"Nós estamos com o foco muito voltado para o interior do estado. Hoje com a interiorização do crime, a gente precisa levar paz e tranquilidade também para o interior, tem que reduzir o medo do crime, aumentar a sensação de segurança. E sem o efetivo, sem a presença do policial ali, isso se torna muito difícil".

No caso das 30 vagas para médicos, 10 delas são destinadas para o interior do estado. O candidato fará a prova para uma localidade específica. Os aprovados passarão pelo estágio de adaptação na capital Belo Horizonte, mas posteriormente serão realocados para o interior, de acordo com a vaga escolhida. As vagas são para diferentes especialidades, como neurologia, clínica médica, pneumologia e gastrologia.

As vagas para soldados na Região Metropolitana contemplam as 1ª, 2ª e 3ª região de atuação da Polícia Militar. Já as vagas para especialistas são destinadas a militares que já trabalham internamente na Polícia Militar, com formação técnica, e almejam um cargo nas áreas de saúde, armeiros, motomecanização e comunicação. 

O último concurso da corporação foi realizado em 2019. "No interior, nos destacamentos, nos batalhões, nós temos necessidade de reforçar o nosso efetivo, com as mudanças que tiveram na legislação da previdência e outras mais e a saída rotineira das pessoas. Como nós tivemos um período sem concurso, é urgente para nós ter um novo contingente para fazer o enfrentamento e cuidar da população como nós vínhamos cuidando até agora", completou o comandante. 

A data da realização do concurso ainda não foi divulgada. O edital de publicação do concurso, com todos os detalhes sobre as inscrições, cronograma, será publicado nesta semana.

Segundo o comandante da PMMG, o edital terá duração curta e deve ser encerrado até o final do ano, para que os cursos de formação sejam iniciados já no início de 2022. 

Veja a distribuição das vagas

Médicos - Região Metropolitana de Belo Horizonte

1 vaga para Neurologia
1 vaga para Neurocirurgia
2 vagas para Cirurgia Plástica
1 vaga para Clínica Médica
2 vagas para Cirurgia Geral
2 vagas para Pediatria
1 vaga para Ginecologia/Mastologia
1 vaga para Gastrologia
2 vagas para Anestesia
3 vagas para Psiquiatria
2 vagas para Intensivista
2 vagas para Pneumologista

Médico - Interior

Clínica Médica

1 vaga para 6 RPM
1 vaga para 7 RPM
1 vaga para 65 BPM
1 vaga para 9 RPM

Clínica Geral

1 vaga para 10 RPM
1 vaga para 13 RPM
1 vaga para 44 BPM
1 vaga para 15 RPM
1 vaga para 16 RPM
1 vaga para 18 RPM

Soldado - Região Metropolitana de Belo Horizonte

733 vagas

Soldado - Interior

60 vagas para 4 RPM
60 vagas para 5 RPM
40 vagas para 6 RPM
60 vagas para 7 RPM
75 vagas para 8 RPM
60 vagas para 9 RPM
30 vagas para 10 RPM
60 vagas para 11 RPM
60 vagas para 12 RPM
40 vagas para 13 RPM
75 vagas para 14 RPM
75 vagas para 15 RPM
30 vagas para 16 RPM
75 vagas para 17 RPM
75 vagas para 18 RPM
45 vagas para 19 RPM

Soldados - Especialistas

45 vagas para técnico de enfermagem
7 vagas para técnico em saúde bucal
4 vagas para técnico em farmácia
4 vagas para técnico de patologia clínica
12 vagas para auxiliar de comunicações
7 vagas para armeiros
5 vagas para auxiliar de motomecanização de viaturas

Comentários

Últimas notícias