PANDEMIA

Praias, bares, música ao vivo e mais: Saiba atividades e horários permitidos em Pernambuco neste domingo

Este 25 de julho é o primeiro domingo em que estão em vigor as últimas flexibilizações para atividades econômicas e sociais anunciadas pelo Governo de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/07/2021 às 8:27 | Atualizado em 25/07/2021 às 8:54
Notícia
X

Este 25 de julho é o primeiro domingo em que estão em vigor as últimas flexibilizações para atividades econômicas e sociais anunciadas pelo Governo de Pernambuco. Desde a última segunda-feira (19), estão permitidas apresentações musicais, com voz e violão, em bares e restaurantes de todo o Estado. Nos finais de semana e feriados, esses tipos de estabelecimentos também podem funcionar uma hora a mais.

Na Macrorregião 1, que compreende o Grande Recife e partes da Zona da Mata e Agreste, os estabelecimentos poderão funcionar até às 23h. Já nas Macrorregiões 2 (Agreste), 3 (Sertão) e 4 (Sertão) o horário será ampliado até às 22h. (Confira as cidades de cada macrorregião no final da matéria).

Entretanto, bandas, caixas de som de alta potência, festas e shows ainda não estão permitidas, assim como espaços destinados para dança, com o intuito de evitar aglomeração. No caso dos eventos sociais e buffets, que englobam aniversários, batizados, casamentos e formaturas, por exemplo, o número de pessoas permitido vai aumentar de 50 para 100, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.

À época, a flexibilização foi justificada pela melhora nos indicadores da covid-19 no Estado. "Os números favoráveis da saúde também nos permite agora dobrar a capacidade para a realização de eventos sociais, como batizados, aniversários, casamentos, festas de formatura, de 50 para 100 pessoas ou até 30% da capacidade do espaço, o que for menor. Essa é uma importante conquista para o setor de eventos, que estava sofrendo com a pandemia durante mais de um ano e está voltando aos poucos com essas atividades, seguindo os protocolos sanitários específicos desse segmento, que foram elaborados em parceria com várias entidades e diversos atores", pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

A tendência positiva seguiu até a última coletiva de imprensa dessa quinta-feira (22), quando o secretário Estadual de Saúde, André Longo, disse ser contínuo o cenário de desaceleração dos indicadores da pandemia em todas as regiões de Pernambuco, segundo a coluna Saúde e Bem-estar. Pela primeira vez desde o início de janeiro, Pernambuco registrou menos de 800 pacientes internados em leitos de terapia intensiva (UTI) com sintomas de covid-19 na rede pública. Na semana epidemiológica de número 28, encerrada no último sábado (17), os casos graves sugestivos de covid-19 voltaram ao patamar do fim do ano passado.

Macrorregião 1

Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.

Macrorregião 2

Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Macrorregião 3

Cidades: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Macrorregião 4

Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.

Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.


Tags

Autor