CAPACITAÇÃO

Escola Social do Varejo oferece vagas para jovens na Região Metropolitana do Recife

Programa do Instituto Grupo BIG em parceria com o Instituto Aliança prepara jovens para o primeiro emprego com foco no segmento varejista

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 26/07/2021 às 15:11
Notícia
X

Estão abertas as inscrições para as turmas do segundo semestre da Escola Social do Varejo , programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. O curso, integralmente gratuito, é uma porta de entrada para os jovens que buscam o primeiro emprego formal.

 

CONDIÇÕES

São oferecidas 100 vagas para a região metropolitana de Recife e as inscrições vão até o próximo 10 de agosto, às 23h59, ou até atingir mil candidatos. Para participar da seleção, é necessário ter de 18 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos.

O curso será totalmente online e os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. A Escola Social do Varejo tem duração de aproximadamente cinco meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, de duas horas cada, além de outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EAD).

EMPREGO 

Os jovens que participam do curso de varejo recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos, segundo os promotores, é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão.

INSCRIÇÃO

Para participar da seleção, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no AQUI. Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19, título de eleitor, foto 3x4, carteira de trabalho e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

O processo seletivo passou por mudanças em função da pandemia com o objetivo de reduzir o número de fases e torná-lo mais ágil. A primeira etapa envolve o preenchimento da ficha de inscrição, já selecionando o período (manhã ou tarde) em que o candidato poderá participar das aulas virtuais, caso seja aprovado. Nesta fase, também é apresentado um vídeo explicativo sobre a Escola Social do Varejo.

Ao final, é necessário selecionar um horário para participar da etapa seguinte. Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa recebem links para participar de grupos de WhatsApp e receber informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos gerais com a equipe de educadores e coordenadores da Escola Com este novo modelo de seleção, será possível iniciar as dinâmicas mesmo com as inscrições ainda em curso.

APROVADOS

As informações sobre o processo estarão disponíveis no site do Instituto Grupo BIG e nas redes da ESV no Facebook e Instagram. As listas de aprovados serão divulgadas no dia 12 de agosto, após as 17h. O início das aulas está previsto para 17 de agosto.

A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e nesse período mais de 10 mil jovens já passaram pela formação. A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, além de ajudar os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação, de 330 horas, também se dedica a aproximá-los do dia a dia das empresas. Atualmente, possui núcleos nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Com mais de 15 anos de atuação, o Instituto Grupo BIG (IGB) é responsável pela estratégia e gestão do investimento social do Grupo BIG. Realiza programas e ações voltados para a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho e para o desenvolvimento das comunidades onde o grupo está presente. Além disso, para reforçar o compromisso da empresa com a comunidade, promove ações de voluntariado corporativo.

Tags

Autor