INVESTIMENTO

Unidade de reciclagem em Jaboatão terá investimento de R$ 70 milhões e deve gerar 150 empregos

Também foi firmada a parceria com a Rede Nova Esperança de Cooperativas de Reciclagem do Jaboatão dos Guararapes, que reúne as cooperativas de catadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 29/07/2021 às 17:21
Notícia
X

A Orizon Valorização de Resíduos, em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, implementara no município a Unidade de Triagem Mecânica (UTM) com investimento na ordem de R$ 70 milhões e geração de 150 empregos. A expectativa é de que o ecoparque entre em operação em março de 2022, ampliando a capacidade de reciclagem da cidade, de 3% para 15% - atualmente a média nacional é de 3%. A meta é atingir a marca de 500 mil toneladas de resíduos reciclados por ano.

O anúncio do projeto foi feito, nesta quinta-feira (29), pelo prefeito Anderson Ferreira e o CEO da Orizon, Milton Pilão Júnior, no Complexo Administrativo da Prefeitura. Na ocasião, também foi firmada a parceria com a Rede Nova Esperança de Cooperativas de Reciclagem do Jaboatão dos Guararapes, que reúne as cooperativas de catadores.



“Essa é uma parceria que já nasce dando certo, não só para Jaboatão, mas também para o Brasil. Hoje temos um trabalho reconhecido e premiado pela ONU, que será potencializado com esta nova unidade da Orizon. É um investimento importante que o município está recebendo, num momento de retomada da economia, mas é fundamental para a preservação ambiental porque vamos aumentar de 3% para 15% a quantidade de resíduos reciclados", afirmou o prefeito Anderson Ferreira

"Há também o lado social por trás desse projeto, com a participação dos catadores do nosso programa de coleta seletiva. Com isso, ganham as pessoas, a economia e o meio ambiente. Isso é motivo de orgulho para qualquer gestor”, completou o gestor. 

Milton Pilão Júnior destacou o princípio da Orizon em valorizar os resíduos que chegam aos ecoparques da empresa e que o trabalho realizado no município influenciou na decisão de construir a maior planta da América Latina. “Jaboatão já tem o DNA de reciclagem de resíduos, tanto que foi premiado pela ONU e encontramos uma gestão com visão além do seu tempo. Isso nos incentivou a investir na cidade. E apesar da tecnologia permitir a utilização de leitores óticos no processo de final de triagem, não abrimos mão da qualidade humana na separação de materiais, gerando mais de 150 novos postos de trabalho”, disse o CEO da Orizon.


Rita de Cássia da Silva falou em nome dos catadores e participou da assinatura da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão, Orizon e a Rede Nova Esperança de Cooperativas. “Estou muito otimista com essa parceria, porque vamos trabalhar juntos na reciclagem dos resíduos. Infelizmente ainda tem muito material que não conseguimos reciclar e agora esse trabalho será ampliado. Só irá para o aterro o que realmente não puder ser aproveitado. Vai ser bom para o meio ambiente e também vai garantir mais empregos e renda”, relatou.

 A Orizon é a primeira empresa brasileira a gerar e negociar créditos de carbono pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU; a companhia responde por 30% dos créditos gerados no país e é a líder neste mercado, com 5 milhões de toneladas por ano - o que equivale à plantação de quase 20 milhões de árvores ou retirada de 1 milhão de carros das ruas. Recentemente, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores, a B3.

Tags

Autor