GOLPE

Mais uma financeira é fechada no Recife acusada de enganar idosos com empréstimos fraudulentos

O Procon-PE e a Polícia Civil interditaram a empresa que funcionava há apenas três meses no bairro do Pina, Zona Sul do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 04/08/2021 às 20:04 | Atualizado em 04/08/2021 às 20:35
Notícia
X

O Procon Pernambuco, em conjunto com a Delegacia de Repressão ao Estelionato (Depatri), interditaram uma financeira, localizada no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.  Segundo o órgão de defesa do consumidor, a empresa interditada na terça-feira (3), atuava de forma clandestina. O local era registrado como correspondente bancário e, ainda segundo o Procon-PE,  através de sistemas fraudulentos, tinha acesso aos dados dos consumidores.

O foco eram aposentados, pensionistas e funcionários públicos que eram incentivados a fazer empréstimos e investir o valor na própria empresa. Os funcionários convenciam os clientes de que se tratava de uma empresa de investimentos, uma informação falsa, informou o Procon. Além disso, prometiam lucros para os consumidores muito acima dos praticados no mercado financeiro.

DENÚNCIA

A Inove Cap Administradora, que foi interditada pelo órgão de defesa do consumidor, estava funcionando apenas há três meses na cidade. O Procon-PE chegou até a financeira através de uma denúncia. Um consumidor relatou que foi induzido a realizar um empréstimo no valor de R$ 20.000, porém esse valor foi remetido para investimentos na própria empresa, sendo informado que ele ganharia 10% desse total mais as parcelas que eles se comprometiam em pagar, depositando o valor na conta dele. No final, o consumidor está com uma dívida no valor de cerca de R$ 96.000 referente ao empréstimo, e até o momento nenhuma parcela foi paga pela empresa.

VÍTIMAS

O Procon-PE ainda não sabe informar quantas pessoas foram lesadas neste caso. Durante a fiscalização, vários contratos foram encontrados e apreendidos. Ao todo, o montante registrados nos documentos ultrapassam o valor de meio milhão de reais. O órgão acredita que pode existir um número muito maior de vítimas.

“É importante que os consumidores fiquem atentos. Orientamos que se caso o consumidor foi abordado por essa financeira, que ele realize sua denúncia junto ao Procon Pernambuco. Trabalhamos com a Delegacia de Repressão ao Estelionato para que mais consumidores não caiam nesse golpe e que as pessoas envolvidas sejam penalizadas”, ressaltou o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

FECHADAS

Desde janeiro deste ano, 11 financeiras foram interditadas no Grande Recife por praticarem esse tipo de crime. Todos os processos são em conjunto com a Polícia Civil, assim, as investigações ocorrem tanto de forma criminal pela Depatri, como de forma administrativa pelo Procon Estadual.

Tags

Autor