EMPREGOS E CARREIRAS

Magazine Luiza abre inscrições para nova edição do programa de trainee para pessoas negras

De acordo com a empresa, a iniciativa busca uma forma de aumentar o número de empregados pretos e pardos em posições de liderança

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 23/09/2021 às 7:23 | Atualizado em 23/09/2021 às 9:46
Notícia
X

O Magazine Luiza abriu as inscrições para um novo programa de trainee que oferece vagas exclusivas para pessoas negras. O programa terá duração de um ano, e os contratados começarão a trabalhar em 2022. De acordo com a empresa, a iniciativa busca uma forma de aumentar o número de empregados pretos e pardos em posições de liderança.

Os selecionados passarão um período de seis meses com um rodízio entre áreas e terão acompanhamento de mentores. O programa engloba dez áreas, incluindo e-commerce, comercial, financeiro, logística e marketing. Segundo a companhia, quem for contratado irá receber um salário de R$ 6.800, além de outros benefícios.

As inscrições terminam em 17 de outubro e devem ser feitas pelo site do programa.

Críticas e elogios

Em 2020, o lançamento do programa de trainees voltado exclusivamente para negros gerou muitos elogios e também críticas. A empresa recebeu mais de 22 mil inscrições e contratou 19 trainees, quase o dobro do plano inicial de dez vagas. Para este ano, não há um número fixo de vagas, podendo ser selecionados entre 10 e 30 candidatos.

Em um comunicado, a diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magalu, Patrícia Pugas, afirmou que a a diversidade se tornou uma questão estratégica para a empresa, que quer aproximar o perfil étnico dos ocupantes de cargos de gerência para cima ao da demografia brasileira.

Enquanto 56% da população se declara preta ou parda, segundo o IBGE, o Magalu tem 51,8% de funcionários negros. No entanto, segundo um levantamento interno feito este ano, essa proporção é de 41,5% nas posições de coordenação.

Quando são considerados cargos de liderança na área corporativa, a parcela de negros é ainda menor: 21% dos líderes nos escritórios do Magalu. Para mudar isso, segundo a empresa, a estratégia escolhida foi a formação de novos executivos. Foram estabelecidas metas inteiras de contratação de negros e uma política de promoção que incentive a diversidade nos cargos.

“Nossa intenção é que tanto o quadro geral de colaboradores quanto o de liderança da companhia reflitam a composição racial do país, e um único programa exclusivo para negros não seria suficiente para atingirmos o objetivo”, afirmou Patrícia Pugas. “Diversidade é um valor e é estratégico para o Magalu."

Quem pode participar

O programa aceita inscrições apenas de formados entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021 em qualquer curso superior. Experiências profissionais anteriores e fluência em inglês não são pré-requisitos.

As inscrições estão abertas para todo o Brasil, mas o programa ocorre em São Paulo, onde fica a sede da companhia. Por isso, a empresa pede que os candidatos morem na cidade ou tenham disponibilidade para mudança, e neste caso receberão um auxílio-mudança.

O processo seletivo para o programa foi dividido em seis etapas. Os candidatos farão testes online, participarão de dinâmicas e, então, farão entrevistas. Na última parte, os profissionais que avançarem no processo participarão de uma conversa com o presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano. Segundo a empresa, as etapas finais do processo podem ser presenciais em caso de melhora do contexto da pandemia.

Tags

Autor