A obra que vai transformar os armazéns 16 e 17, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, num moderno Centro de Convenções, teve início. Nesta segunda-feira (11), a reportagem do JC registrou os tapumes envolvendo toda a área. O espaço terá capacidade para quatro mil pessoas e está integrado ao projeto Porto Novo Recife.
O espaço terá, além do centro de convenções, o hotel, juntamente com restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina, academia de ginástica e garagem. A intenção é consolidar a área como polo de turismo no Centro. Até uma ligação entre o hotel e o Mercado de São José será feita.
- Com hotel, marina e Centro de Convenções, Cais de Santa Rita será novo polo turístico do Recife em dois anos
- Obras de hotel, marina e centro de convenções no Centro do Recife são retomadas; veja como vão ser os empreendimentos
- Porto do Recife terá novo hotel, marina e Centro de Convenções
O Centro de Convenções terá uma área de 15 mil m² e com estacionamento de 230 vagas. A marina vai comportar 180 barcos, com capacidade de veleiros de até 70 pés. Já no projeto do hotel, que deve ser de quatro estrelas, estão previstos 240 leitos. O orçamento de todo complexo é de R$ 150 milhões.
A Incorporadora Novo Recife informou, por meio de nota, que as obras estão em pleno funcionamento e evoluindo conforme o previsto no cronograma. O prazo de conclusão é setembro de 2023. "Foram executados todos os itens relativos aos serviços de fundação e atualmente encontra-se em andamento a execução dos pilares do primeiro piso", diz trecho da nota.
O JC foi até a área onde será o centro de Convenções, nos armazéns 16 e 17, e encontrou a área toda cercada por tapumes.
Veja como está a evolução de cada obra
Centro de Convenções
Atualmente está sendo concluída a tapumação da área. Em poucos dias, segundo a incorporadora, os serviços de reforma e restauro do Armazém 17 serão iniciados.
Marina
No caso da marina, a incorporadora informa que as as sondagens de confirmação dos perfis de solo estão sendo executadas. "Para melhor dimensionamento das ancoragens" dos piers.
Hotel
Foi concluído no mês de setembro a etapa de cravação de cerca de 10 mil metros de estaca, além das cintas e blocos em concreto auto adensado e resfriado de 1.200 metros cúbicos.
Segundo a incorporadora, o processo atual de molde dos 23 pórticos é o que exige mais cuidados na obra a "geometria apresenta alguns desafios". Eles servirão de suporte para a estrutura metálica que vai compor os quatro pavimentos dos quartos e o pavimento de cobertura, onde ficará a piscina e o restaurante panorâmico.
Comentários