TERMINAL

Porto do Recife é premiado pela Antaq

Terminal foi agraciado com reconhecimento pela evolução do Índice de Desempenho Ambiental

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/10/2021 às 10:28
DIVULGAÇÃO/PORTO DO RECIFE
ANTAQ Terminal recifense ficou em 3º lugar com evolução ambiental - FOTO: DIVULGAÇÃO/PORTO DO RECIFE
Leitura:

O Porto do Recife recebeu o prêmio ANTAQ 2021 na categoria de “Maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental – IDA 2020”. Concorrendo com os portos de Natal (RN), Angra dos Reis (RJ), o Terminal Marítimo Ponta Ubu, Atem PVH e TMB - Terminal Marítimo de Belmonte, o ancoradouro recifense ficou em terceiro lugar. 

O IDA (Índice de Desempenho Ambiental) é avaliado pela ANTAQ anualmente através de 38 indicadores ambientais. O Porto do Recife ocupava a 19° posição do índice em 2019, chegando ao top três em 2020. 

“Esse é um prêmio muito gratificante para o Porto do Recife pois além de reconhecer nossos esforços, também traz uma maior visibilidade para o ancoradouro. Chegar ao top três de desempenho ambiental mostra nossa preocupação com os impactos ambientais das operações portuárias e abre portas para novos negócios que tenham essa mesma preocupação”, afirmou o presidente do Porto do Recife, José Lindoso.

Projeto de destaque, a agenda ambiental institucional do porto foi lançada no final de 2020. O objetivo do documento é reunir ações voltadas para o meio ambiente dentro do ancoradouro, como educação ambiental, coleta seletiva, consumo consciente, entre outros. Já a estação meteorológica foi um ganho para o Porto do Recife e para a cidade. Com informações atualizadas sobre o tempo, é possível realizar o acompanhamento das variáveis climáticas locais e fornecer dados mais exatos para a navegação.

As parcerias com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) para o desenvolvimento de pesquisa no Ciências do Mar, ações mais frequentes sobre educação ambiental dentro do Porto e capacitação constante do núcleo ambiental também contaram para o melhor posicionamento do ancoradouro recifense. Para 2021, o
objetivo é estreitar os laços com a comunidade que mora nos entornos do Porto do Recife e realizar ações de educação ambiental dentro do Pilar.

Comentários

Últimas notícias