AVIAÇÃO

Com hub no Recife, Azul fecha negócio para avançar com malha exclusiva de 'carros voadores'

Companhia já tinha em vista compra de 220 Jatos Lilium por um valor agregado de até US $ 1,0 bilhão

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 25/10/2021 às 9:52 | Atualizado em 25/10/2021 às 9:54
Notícia
X

Na corrida para operação dos chamados 'carros voadores', a Azul Linhas Aéreas, que atualmente mantém um hub no Recife, anunciou  parceria estratégica com a Lilium GmbH (Lilium ) para construir uma malha exclusiva com aeronaves eVTOL no Brasil. O negócio envolveu a compra de 1,8 milhão de ações ordinárias “Classe A” da Lilium, ao preço de 0,12 euros por ação. 

Em comunicado ao mercado, a Azul informou que com a operação poderá se tornar acionista indireta
da Lilium N.V., mediante exercício do bônus de subscrição e conversão em ações do capital da Lilium N.V..

Com a compra, Azul e Lilium também estabeleceram exclusividade entre si com relação aos trabalhos para estruturação da operação e oferta de produtos ou serviços eVTOL no Brasil, até o início da execução e entrega de contratos definitivos ou até o vencimento do termo de compromisso celebrado, o que garante à companhia o acesso aos carros voadores desenvolvidos. 

O negócio agora firmado pela Azul é um passo a mais da aproximação já iniciada no fim do mês de julho, quando a Azul se comprometeu com a compra de 220 Jatos Lilium por um valor agregado de até US $ 1,0 bilhão, com previsão de início das entregas para 2025. A Lilium tem buscado chegar no mercado brasileiro, contando com ajuda da Azul para obter certificações e construir vertiports (terminais para a operação comercial dos carros voadores). 

CARROS VOADORES

Desde 2015, a Lilium tem desenvolvido tecnologia proprietária para jatos verticais de decolagem e pouso totalmente elétricos. A empresa já projetou, construiu e testou quatro gerações de protótipos, incluindo um atual demonstrador de tecnologia de cinco lugares.

Em 2018, a empresa chegou a solicitar certificação para o Lilium Jet maior, passando a trabalhar no desenvolvimento do jato elétrico de sete lugares - uma aeronave que permite um modo sustentável e acessível de viagem em alta velocidade. Atualmente, a Lilium planeja que a aeronave em série inicie operações comerciais em 2024.

Azul em Pernambuco 

Com o hub na capital pernambucana em operação há cinco anos, a Azul chegou em janeiro deste ano a 75 decolagens em dia pico para 31 destinos no País a partir do Recife. Nesta alta temporada, a companhia também anunciou sua maior malha para o período no Nordeste, com acréscimo de voos em Pernambuco. 

 

Tags

Autor